Congresso de Turismo teve início ontem e termina nesta quarta-feira

A cerimônia de abertura do IV Congresso de Turismo do Noroeste Paranaense aconteceu ontem (25) no auditório do Bloco 6 do Cesumar e contou com a presença de inúmeros representantes de entidades de Maringá e região.

O prefeito Silvio Barros ressaltou a grande adesão de público no evento e pontuou o papel fundamental dos acadêmicos no desenvolvimento do turismo.

"É preciso pesquisar sobre o setor e identificar alternativas para que a maioria dos estudantes de turismo possam de fato ingressar no mercado de trabalho em Maringá. Nesse sentido trabalhos de conclusão de curso e monografias podem ser de grande importância para esta finalidade", disse.

Fernando Rezende, presidente do Maringá Convention, destacou a que a variada programação do congresso que reunirá palestrantes renomados em suas áreas de atuação, será uma oportunidade única para profissionais e estudantes das mais diversas áreas agregarem conhecimentos e vislumbrarem novas e potenciais oportunidades de negócios.

"Da mesma forma, gostaria de lembrar que a realização deste evento somente foi possível com a parceria e profundo envolvimento de todo trade turístico local", completou.

A mesa de honra foi composta pelo prefeito de Maringá Silvio Barros; presidente do Maringá e Região Convenrion & Visitors Bureau (MRCVB), Fernando Rezende; secretário do desenvolvimento econômico Valter Viana; presidente da Rede de Turismo Regional (RETUR), professor Jacó Gimennes; vice-presidente para assuntos do Ensino Superior do Cesumar, professor Cláudio Ferdinandi e pelo secretário de Estado para Assuntos da Copa do Mundo Fifa 2014, Mário Celso Cunha, palestrante do dia.

Além disso, integrantes do Comitê da Copa de Maringá também prestigiaram o primeiro dia de congresso e uma barraca de artesanatos do Grupo Maria do Ingá foi montada na entrada do auditório.

Palestra sobre a Copa do Mundo

O secretário de Estado para Assuntos da Copa do Mundo Fifa de 2014, Mário Celso Cunha, iniciou sua palestra debatendo sobre as características da Copa do Mundo no Brasil e os desafios encontrados.

"Temos três aspectos primordiais: trabalhar com transparência, promover a integração dos municípios e deixar um importante legado para o nosso país", afirmou.

O impacto econômico possibilitado pelo Mundial e a oportunidade de negócios ligados diretamente à Copa foram a tônica da palestra. Segundo dados apresentados pelo secretário, Curitiba deverá receber 160 mil turistas estrangeiros e mais de 600 mil visitantes de todas as partes do Brasil. A expectativa é que a Copa proporcione um impacto positivo de U$ 105 milhões. Ao todo mais de 700 mil empregos diretos e indiretos serão gerados.

Para transmitir a Copa para as quase 7 bilhões de pessoas que acompanharão o evento pelo mundo, já estão cadastrados quase 19 mil profissionais da imprensa. São 4 mil veículos, 500 estações de televisão e cerca de mil fotógrafos envolvidos.

"Com isso o Turismo ganha mercado, visibilidade internacional, qualificação de profissionais e em infra-estrutura. Apesar de Curitiba ser a sede, nossos esforços é para que os turistas se desloquem por todo o Paraná e movimentem o Turismo de todo o estado", explicou o secretário.

Programação continua

Hoje (26) Às 18h a consultora de turismo e comunicação e diretora da empresa Vitrine Brasil, Tânia Brizolla, que já foi diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo de 2003 a 2009, compartilhará com os presentes sobre a regionalização como estratégia de gestão do território e comercialização de produtos turísticos. Além disso, Tânia é responsável pelo Programa de Regionalização e Coordenadora Geral do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil até a sua 4ª edição.

Após um coffee-break, às 19h30 é a vez da presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Juliana Vosnika, ministrar uma palestra sobre o "Natal em Curitiba", que é considerado referência no Brasil e sucesso absoluto de organização, público e prestígio.

Finalizando o evento, às 20h30, o gestor de entretenimento do Costão do Santinho Resort, Golf & Spa (localizado em Florianópolis-SC), Dudu Fernandes, trará como tema o "Entretenimento em hotéis e resorts como oportunidade no mercado".

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Maringá (PMM) e do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau (MRCVB). O Cesumar, Puc-PR, CMTUR, Sebrae, Acim, Sivamar, Abrasel, RETUR, Sindhotel, Amav e Sindvest apoiam o Congresso.

Fonte: Assessoria de Imprensa MRCVB.

Últimas notícias

Categorias