Congresso discute novos direitos e direitos da personalidade


Durante três dias, acadêmicos e docentes do curso de Direito da Unicesumar participam do "1º Congresso de novos direitos e direitos da personalidade". A solenidade de abertura aconteceu na última segunda-feira (2) e contou com a participação do reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, docentes do curso de graduação e do mestrado em Direito da Unicesumar e do presidente da OAB Maringá, Airton Molina.

Durante o encontro com os estudantes, o reitor disse que este é o momento de reunir-se para estudar e se abrir para o conhecimento. "Precisamos estar atentos e nos preparar para os desafios do mundo, pois o grande diferencial entre as nações está no conhecimento e na produção de pesquisas e produtos", disse.

Um dos temas que já foram discutidos no congresso foi a "Inseminação Post Mortem e Direitos Sucessórios", que foi apresentado pelo professor de Direito Civil e de Direito Constitucional Zeno Veloso . O palestrante relatou que este assunto ainda é objeto de discussão nas áreas do direito da família e no direito de sucessão.

Veloso afirma que as relações de parentesco são entendidas como resultantes de vias naturais, civil ou de outra origem. "Existem indícios e caminhos que reconhecem a filiação desta pessoa que foi gerada após a morte do genitor", explicou.

A programação do congresso é composta por palestras e minicursos, que abordam as seguintes áreas: "Direito à vida digna da pessoa idosa", "Sujeitos do direito e tecnologias da vida"  e "Estrangulamento do meio ambiente".  As atividades acontecem no Auditório Dona Etelvina, no bloco 7.

Últimas notícias

Categorias