O consultor em gestão educacional e também pró-reitor da Universidade Positivo, Renato Casagrande, esteve no Cesumar ministrando um treinamento para os dirigentes, diretores e coordenadores de cursos. O treinamento encerrou uma série de encontros promovidos durante o ano com o objetivo de qualificar a equipe na área de gestão educacional.
A intenção é que a instituição possa sempre encontrar os melhores caminhos para equilibrar qualidade e orçamento. De acordo com o palestrante, a gestão bem feita de um curso também influencia na qualidade. Por isso, os treinamentos ocorridos durante o ano deram ênfase à gestão dos coordenadores de cursos.
"O coordenador é um gestor fundamental porque ele gerencia todos os seus professores, muitos alunos, a relação com o MEC, com a sociedade; o coordenador é um dos gestores de maior complexidade dentro da instituição", disse Casagrande.
Segundo o palestrante, um gestor que domina as ferramentas de gestão, que é um bom negociador, que monitora bem as informações de seu curso, que é inovador, que estabelece visão, metas e objetivos, com certeza, terá melhores resultados.
"Essa gestão de competências é primordial para a melhoria da qualidade, nós não podemos desprezar ferramentas e técnicas da administração utilizadas por organizações do mundo todo e que na área da educação ficaram por muito tempo esquecidas", completou o consultor.
Para Casagrande, a iniciativa do Cesumar de preparar bem sua equipe de gestores é muito positiva e esse tipo de ação tem destacado a instituição. "Admiro a forma como o Cesumar vem crescendo e posso dizer que o envolvimento dos gestores tem feito a diferença. No futuro, acredito que a instituição vai estar no ranking das melhores do pais."