O case de sucesso da marca mais famosa no segmento de sandálias de borracha foi apresentado para uma plateia de estudantes universitários, convidados e dirigentes institucionais, ontem no Cesumar. A palestra de Angela Hirata, consultora da Havaianas, trouxe lições de estratégia importantes para os acadêmicos. Antes, ela gravou aulas de pós-graduação para cursos da EAD (Educação a Distância).
Hirata, que foi a responsável pelo posicionamento da marca no mercado exterior entre 2001 e 2009, veio ao Cesumar gravar aulas para os alunos da EAD na disciplina Estratégias Empresariais, que pertence a um núcleo de disciplinas comuns a todos os cursos na área de gestão.
Foi a primeira vez que a consultora ministrou aulas de EAD, um segmento que disse acreditar ser promissor. "Acho que essa é uma oportunidade única proporcionada para as pessoas que não têm condições de estar perto de uma universidade. É necessário modernizar a educação por meio das tecnologias. Isso é a globalização", afirmou.
O tema da palestra proferida no auditório D. Etelvina foi "Case de Sucesso das Sandálias Havaianas". Entre os tópicos abordados estavam empreendedorismo, estratégia de posicionamento de marca e motivação de equipe. Este último, a estrategista fez questão de frisar: "ter uma equipe comprometida vai atrair um público comprometido".
Para os acadêmicos ela deixou a mensagem: "Você precisa saber o que quer ser. Sem planejamento e estratégia não tem nada". Angela tem feito uma série de palestras por universidades brasileiras. A história das populares sandálias que podem ser vendidas por até R$ 50 mil em galerias de moda na Europa e que divide prateleiras na França com marcas como Louis Vuitton e Gucci tem despertado interesse. "Os jovens hoje estão muito antenados, preocupados em buscar uma identidade. É preciso sempre estar aberto a aprender mais", ressaltou.