Coordenador do curso de Farmácia participa da X Conferência Nacional de Educação Farmacêutica

O coordenador do curso de Farmácia, professor doutor Sidney Mella, participou da X Conferência Nacional de Educação Farmacêutica, que ocorreu entre 5 e 7 de junho, na cidade de Foz do Iguaçu. Com o tema “Inovar e integrar para bem formar”, aspectos que estão no centro das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Farmácia, conforme a Resolução CNE/CES nº 6 de 19 de outubro de 2017 (DCNs/2017), a Conferência abordou diversos aspectos relativos à formação do farmacêutico generalista, bem como temas importantes na educação farmacêutica.

A discussão da inovação e a integração no contexto dos eixos permeou os seguintes aspectos: Cuidado em Saúde, Tecnologia e Inovação em Saúde e Gestão em Saúde. Estes temas são considerados estruturantes para os cursos de Farmácia e possibilitam alinhar o debate no contexto da formação acadêmica com o exercício profissional do farmacêutico, com a sua própria história contemporânea, que traz como um dos seus traços mais importantes o fortalecimento da farmácia clínica, de forma contextualizada e problematizada com as demais áreas de atuação do egresso.

O professor participou de diversas atividades, entre elas palestras e mesas redondas abordando temas como o fim da escola tradicional e o ofício do ser professor, metodologias inovadoras e colaborativas, desempenho dos estudantes, cuidado mental da saúde dos estudantes e professores. Participou ainda de oficina que trabalhou a formação orientada por competências.

Para o professor Sidney Mella, o evento foi bastante frutífero, visto que uma ampla discussão sobre a implantação das novas diretrizes curriculares foi realizada na conferência, possibilitando esclarecer as principais dúvidas no desenvolvimento deste processo.