Curso de Enfermagem realiza 6ª Cerimônia da Lâmpada


O curso de Enfermagem realizou na última sexta- feira (10) a 6ª Cerimônia da Lâmpada. Esse evento é parte do cerimonial de formatura em que os formandos entregam uma lâmpada acesa para os alunos ingressantes, no último ano do curso e recomendam que eles ajudem a manter sempre acesa aquela chama do ideal. Îsse simbolismo acompanha os momentos marcantes de escola de enfermagem e eterniza a profissionalização da assistência de enfermagem como uma das mais nobres profissões da vida moderna", disse a professora Kelly durante abertura do evento.

Antes de passar às lâmpadas, os parentes e amigos dos formandos foram homenageados. Alguns professores também foram lembrados pelos alunos em seus discursos.


Em seguida, a cerimônia da lâmpada, contou com a participação de alunos, professores e autoridades. Entre risos e lágrimas, movidos por agradecimentos e emoções, assim foi finalizado o ano de 2010 para os formandos de enfermagem do Cesumar.


A história

A lâmpada tornou-se símbolo da enfermagem na Guerra da Criméia, onde uma oriunda da nobreza inglesa, Florence Nightingale, devido às suas iniciativas e conhecedora dos episódios trágicos que levavam à morte muitos ingleses, "escreveu ao ministro da Guerra, Sidney Herbert, seu amigo pessoal, e ofereceu seus serviços", o que foi aceito de imediato.
Durante a noite, Florence Nightingale visitava os feridos levando uma lanterna de campanha para iluminar seus passos nos longos corredores e os próprios soldados a quem prestava cuidados necessários. O efeito da luz, além de possibilitar a atenta observação, aplacava a dor e solidão dos feridos, animando-os na luta contínua pela vida. Por essas rondas noturnas, Florence ficou conhecida como a Dama da Lâmpada.

Últimas notícias

Categorias