O curso de Gastronomia da Unicesumar obteve o conceito 5 do Ministério da Educação e é hoje o único do Estado do Paraná com o mais alto nível de qualidade reconhecido pelo órgão. A conquista foi obtida após recente visita dos avaliadores do MEC à instituição para renovação do reconhecimento da graduação. Nesta visita, como é de praxe, os especialistas verificaram as condições de ensino, laboratórios, bibliografia, corpo docente, projeto pedagógico e, ainda, conversaram com professores, alunos e ex-alunos para coletar informações.
No Brasil, apenas 11 faculdades de gastronomia possuem o conceito 5 e hoje a Unicesumar está entre elas. Por ser um curso superior novo em relação a outros mais tradicionais, os professores, coordenadores e diretores da instituição sentem-se satisfeitos. Criado há 12 anos, o curso já possui mais de 600 profissionais colocados no mercado de trabalho.
Juliano Filogênio é da turma de 2009 e há cinco anos chefia a cozinha de um dos mais importantes restaurantes de alta gastronomia em Maringá (PR). Ao comentar sobre a avaliação do MEC, ele disse que o curso avançou muito e atingiu um nível excelente de ensino. Para o chef de cozinha, a formação superior tem sido essencial para o mercado. "Na minha cozinha só trabalham pessoas formadas, acho mais fácil o relacionamento e a inserção de inovações", comentou.
Na avaliação da coordenadora do curso, Janaína Leal, o que levou o curso ao mais alto padrão de qualidade foi o trabalho conjunto de toda a equipe pedagógica e a política institucional no sentido de buscar sempre a excelência. Nos últimos dois anos, o curso recebeu relevantes investimentos em reforma e ampliação dos laboratórios, além de avançar na realização de grandes eventos acadêmicos, que deram impulso e motivaram os alunos na busca de um aprendizado significativo.
Ainda de acordo com Janaína, "o curso tem como diferencial a formação de um sujeito crítico e empreendedor, um cozinheiro que entenda seu papel profissional no contexto do mercado de alimentação e que, sobretudo, tenha respeito aos nossos ingredientes, nossa cultura e com o consumidor do seu trabalho". "Temos um curso extremamente antenado com o contexto gastronômico brasileiro atual, que incentiva o aluno a ser o sujeito da sua formação, que muda realidades e transforma a sociedade, colocando no mercado profissionais éticos, solidários e eficientes tecnicamente", comentou.
O curso de Gastronomia da Unicesumar conta com turmas à noite e de manhã e oferece 50 vagas anuais em cada período. Possui cozinhas quente, fria e experimental, laboratórios de técnica dietética, tecnologia de alimentos e análise sensorial. A formação de nível superior tecnológico tem duração de dois anos.