Por mais um ano consecutivo, a UniCesumar teve ampla maioria de seus cursos de graduação – presenciais e EAD – bem avaliados pelo Estadão Guia da Faculdade, um dos principais referenciais para estudantes e profissionais em busca de informações atualizadas e detalhadas sobre o ensino superior no Brasil. No total, 31 cursos receberam quatro estrelas, a segunda melhor classificação possível do ranking. O guia foi elaborado em parceria com especialistas renomados e instituições de ensino, fornecendo uma análise abrangente sobre as melhores faculdades e universidades do país. Nesta edição, 1597 instituições de todo o país foram avaliadas.
Dentre os cursos, estão Biomedicina, Ciências Contábeis, Pedagogia, Direito, Enfermagem, Engenharia de Software, Administração, Agronomia, Design de Moda, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia. As quatro estrelas reafirmam a qualidade do ensino e da infraestrutura da UniCesumar, bem como a capacitação do corpo docente envolvido no processo de formação dos estudantes. Ao todo, a edição 2024 do Guia considerou mais de 20 mil cursos de graduação, ofertados por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas de todo o Brasil.
Metodologia
O Guia da Faculdade é desenvolvido anualmente pelo Estadão em parceria com a startup Quero Educação. A metodologia do Guia adota avaliações de 6 mil coordenadores e professores universitários de todo Brasil que atuam de forma voluntária. Esses docentes são acionados para atribuir notas aos cursos das suas áreas de formação de instituições localizadas preferencialmente na mesma região do País na qual trabalham. Desta forma, cada curso passa pela avaliação de seis professores escolhidos aleatoriamente e que devem atribuir notas de 1 a 5 em três critérios fundamentais: (1) Projeto Pedagógico; (2) Corpo Docente e (3) Infraestrutura. Para aparecer no Guia, o curso avaliado deve receber nota mínima superior 2,51.
Todas as instituições cadastradas no Ministério da Educação (MEC) são convidadas a participar, mas somente os cursos que atendem a critérios específicos, como a titulação de Bacharelado ou Licenciatura e a existência de turmas já formadas, são avaliados.