Déborah Cristina Marques, aluna do mestrado em Promoção da Saúde, tem seu TCC da graduação publicado na revista internacional “Journal of Sport Sciences for Health”

Graduada em Nutrição pela Unicesumar e ex-bolsista de Iniciação Científica, Déborah Cristina de Souza Marques acaba de publicar o seu artigo de TCC de nutrição, no periódico internacional “Journal of Sport Sciences for Health”, intitulado “Resting metabolic rate: A comparison between different measurement methods used in male university students”. A revista é indexada nas principais bases de dados internacionais e vinculada à Springer.

O trabalho foi conduzido no Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde (LIIPS), sob a orientação do professor Dr. Braulio Henrique Magnani Branco, com coorientação da professora Dra. Ariana Ferrari. Um dos resultados apontou que a taxa metabólica de repouso (TMR) é um método amplamente utilizado para determinar a necessidade nutricional das pessoas. Em vista disso, a literatura indica métodos com maior ou menor precisão.

Os autores validaram equipamentos de elevada precisão, compararam os equipamentos e equações preditivas. Para Déborah, atualmente no primeiro ano do mestrado em Promoção da Saúde da UniCesumar, a experiência acadêmica foi de grande valia e apresenta incentivo para os próximos projetos e publicações.