Terminou ontem em Mandaguari a 50ª edição dos JUP's (Jogos Universitários do Paraná). A competição foi acirrada e envolveu cerca de mil atletas de 23 instituições de ensino de 10 cidades do estado. Foram seis dias de provas e os campeões estão classificados para representar o Paraná nas Olimpíadas Universitárias Brasileiras que acontecem em novembro em Blumenau (SC).
A participação do Cesumar no JUP's foi marcada por quebra de recordes no atletismo e pódium com a conquista de 18 medalhas -- 5 de ouro, 8 de prata e 5 de bronze. A delegação competiu nas modalidades de handebol, futsal, basquete, atletismo, xadrez e judô, nas categorias femininas e masculinas e vôlei, disputado apenas pela equipe feminina.
No judô o grande destaque foi Matheus Pallone, patrocinado pelo Cesumar, que ganhou medalha de ouro na categoria sênior até 90kg.
As equipes de basquete e de judô masculino conquistaram o troféu de 2º colocado no ranking geral . No xadrez e handebol masculino o Cesumar ficou em 3º lugar geral.
O corredor fundista Vilmar Cáceres, patrocinado pelo Cesumar, teve excelente desempenho e ganhou três medalhas: de ouro na prova de 5.000 metros rasos, quebrando o recorde do JUP's, e prata nos 1.500 metros rasos e 3.000 metros com obstáculos.
A delegação do Centro Universitário foi composta por 130 atletas, pelo professor e chefe da delegação, Humberto Garcia de Oliveira, pela professora e técnica, Jacqueline Nunes e mais dez dirigentes.
Os Jogos Universitários do Paraná são organizados pela Paraná Esporte e pela Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). As provas foram disputadas em Mandaguari e Maringá entre os dias 4 e 9 de setembro.
Veja abaixo alguns resultados do Cesumar:
Atletismo – 1.500 metros rasos – Vilmar Cáceres (2º)
Atletismo – 3.000 metros rasos com obstáculos – Vilmar Cáceres (2º)
Atletismo – 5.000 metros rasos – Vilmar Cáceres (1º e recorde na prova)
Atletismo – Lançamento de Dardo – Rafael Oliveira de Jesus (3º)
Judô – até 60k – Fabio Henrique Guastalla Santos (2º)
Judô – até 60k – Fernando Guastalla Santos (3º)
Judô – até 73k – Mateus Sapata Alcarria (3º)
Judô – até 81kg - Lucas Roberto de Paula (2º)
Judô – até 90k – Mateus Frangiote Pallone (1º)
Xadrez – Mateus de Camargo (1º)
Coletivos
Basquetebol – feminino (2º)
Basquetebol – masculino (2º)
Handebol – masculino (3º)
Judô – individual – masculino (1º)