Mais de 60 empresas do agronegócio participarão do Dia de Campo da UniCesumar nesta sexta e sábado

Por meio de palestras e apresentação de novidades do setor agropecuário, intuito da 19ª edição do evento é aproximar estudantes, engenheiros e produtores rurais

Com o objetivo de demonstrar avanços na área do setor agropecuário e viabilizar o relacionamento entre estudantes, profissionais de engenharia e produtores rurais, a UniCesumar promoverá a 19ª edição do Dia de Campo de Agrárias. O evento, que terá a participação de 60 empresas de todas as áreas do agronegócio, é gratuito e será realizado nos dias 13 e 14 de março, na Fazenda UniCesumar.

Um dos destaques do Dia de Campo da UniCesumar é a programação de palestras, que abordam temas relevantes para o desenvolvimento do setor. Ao todo, serão três falas principais: “O nitrogênio em áreas agrícolas e a sustentabilidade de sistemas produtivos” (na sexta-feira, dia 13, às 13h30), “Aplicação e uso de drones em áreas agrícolas” (no sábado, dia 14, às 9h) e “Paraná livre de aftosa: novos desafios” (no sábado, dia 14, às 13h30).

Além disso, os participantes também poderão conferir uma série de sessões especiais de exposição, como o Espaço do Agronegócio, com a presença de empresários e produtores locais. Haverá também o Espaço Automobilístico, oferecendo test drive de veículos e máquinas agrícolas, e mostra de bovinos de corte e leite de alta genética. Outros temas a serem destacados por meio as ações do evento são o manejo integrado de pragas, a comparação de produtividade de plantas de soja, a utilização de fertilizantes e a economia no agronegócio (focada em soja, milho e mandioca).

De acordo com o coordenador de Agronomia, Edison Schmidt Filho, a partir da apresentação de novas tecnologias e resultados de pesquisas em culturas e espécies, a expectativa é os produtores rurais apliquem tais conhecimentos em suas propriedades. “O setor econômico da região será impactado a partir do aumento de produtividade”, explicou.

Schmidt Filho também ressaltou o Dia de Campo de Agrárias como uma oportunidade para colocar os alunos em teste, com a apresentação de trabalhos e contato direto com tudo que aprenderam durante o curso. “O objetivo principal do evento é promover a integração e aproximação entre o acadêmico e o produtor rural. Ou seja, fazer com que os nossos estudantes de Agronomia fiquem mais próximos desses produtores, que são o maior campo de trabalho deles. Além disso, queremos aproximar os futuros engenheiros agrônomos das empresas, que são empregadores em potencial e podem render grandes oportunidades para nossos alunos”, enfatizou.

O Dia de Campo tem horário previsto de início para as 13h de sexta-feira (13). Para participar, é necessária inscrição, que será feita no local do evento.

MEDICINA VETERINÁRIA NO EVENTO

Além das falas principais, o Dia de Campo também será composto por palestras realizadas por alunos e professores do curso de Medicina Veterinária. Serão abordados temas como aspiração folicular, ambiência para vacas de leite e frangos de corte, nutrição em confinamento, raças de ovinos e classificação de ovo e leite.

“As palestras que os alunos ministração no Dia de Campo são a respeito de conteúdos ministrados em aula, resultando na aplicação de conceitos aprendidos em diversas disciplinas do curso. Os estudantes são orientados por um grupo de professores responsáveis pelos conteúdos de Produção e Reprodução Animal”, explicou o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Rodrigo Paolozzi.

SERVIÇO: DIA DE CAMPO DA UNICESUMAR

• Data: 13 e 14 de março;