Dia do refugiado: Curso gratuito ofertado pela Unicesumar possibilita acesso a educação

Formação em português, ofertada na modalidade a distância e 100% gratuita, permite novas possibilidades a imigrantes e refugiados. No Brasil, são mais de 43 mil pessoas refugiadas.

No próximo domingo, dia 20 de junho, é comemorado o dia do refugiado, uma data criada para conscientizar sobre a situação de inúmeras pessoas em todo o mundo. Segundo a Agência da ONU para refugiados, são considerados refugiados pessoas que saíram de seus países de origem por temores ou perseguição e precisam de proteção. No Brasil, por exemplo, o governo estima que são mais de 43 mil pessoas reconhecidas como refugiadas, mas além delas, quase 300 mil solicitaram refúgio.

Além de proteção, essa parcela da população precisa também de acolhimento e empoderamento para conseguir reconstruir sua vida em um novo país, começando pela comunicação. Pensando nisso, a Unicesumar em parceria com a Agência das Nações Unidas para migrações (OIM/ONU) criou um curso de língua portuguesa, ofertado na modalidade a distância e 100% gratuito, destinado a migrantes e refugiados que moram no Brasil.

imigComo funciona

O curso é de nível intermediário e possui três módulos de 80 horas cada, totalizando 240 horas de aula. O conteúdo foi estruturado por meio de módulos que visam o gradativo desenvolvimento das capacidades comunicativas, especialmente de leitura e escrita. O aluno deve fazer sua matrícula nos três módulos disponíveis, sendo um módulo pré-requisito para o outro. A partir do início de cada módulo, o estudante tem, no mínimo, 30 e, no máximo, 60 dias para a realização de cada etapa.

Seguindo o padrão pedagógico de excelência da EAD Unicesumar, o aluno tem a sua disposição os seguintes recursos didáticos em cada módulo: livro online, aulas expositivas, aulas de estudo de caso (resolução de exercício), atividades de comunicação e interação e atividade avaliativas. Para obter o certificado, o aluno terá que realizar as atividades avaliativas, bem como atingir no mínimo 60% de aproveitamento de cada um dos módulos.

A capacitação ajudará o imigrante e refugiado a desenvolver habilidades sociais por meio da aprendizagem do idioma brasileiro, gerando assim interação entre pessoas e grupos em diversos contextos e necessidades, além de proporcionar a compreensão de diferentes gêneros textuais.

“Esse curso é mais uma evidência do poder de transformação da educação. A educação abre portas para novas oportunidades e, no caso dos alunos migrantes, para recomeços de vida. Assim a Unicesumar cumpre o seu papel educacional e social”, afirma Weslley Matos, diretor de Relações Institucionais da Unicesumar.

Responsabilidade Social

A instituição, por meio do departamento de Responsabilidade Social e Instituto Unicesumar, desenvolve desde 2016, o Programa de Apoio a Imigrantes e Refugiados. A iniciativa já ofereceu cursos profissionalizantes de Servente de Pedreiro, Conserto e Costura, Culinária e Português. Além da capacitação profissional, a Unicesumar também ofereceu workshops sobre elaboração de currículo e aproveitamento de alimentos, além de oferecer bolsas de estudos para graduação na modalidade EAD.

Serviço:

Link para as inscrições do curso: