Diretor artístico do Canal Futura fala na Semana de Comunicação


Foi aberta ontem à noite a ExpressoCom – Semana de Comunicação da Unicesumar, reunindo aproximadamente trezentos estudantes e professores dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo.  O evento, que acontece no auditório Joaquim Lauer, do bloco 6, recebeu o diretor artístico do Canal Futura (Rio de Janeiro), Márcio Motokane, que falou sobre formatos e gêneros audiovisuais.

Motokane  focou sua palestra na produção de  "interprogramas",  programas audiovisuais de pequena duração – máximo de 1 minuto - que podem ser veiculados tanto em televisão quanto na internet. Conforme disse, este é um dos formatos mais interessantes hoje em dia devido à expansão da internet.

Entretanto, abordou também o processo criativo e ressaltou que é preciso "tirar as amarras" para que as coisas aconteçam. Desde 1999 trabalhando no Canal Futura, o cineasta orientou a quem é da área para que esteja sempre ligado a todas as tendências, que visite lugares diferentes e tenha desapego às suas ideias preconcebidas.

Para o diretor artístico do Canal Futura, criar não é "bicho-de-sete-cabeças", mas é preciso vivenciar a criação, ou seja, "entrar de corpo e alma no processo" e, "se há um problema, este deve ser a motivação", ressaltou, ao completar em seguida: "é muito importante porém ter clareza das ideias e organização do trabalho".

Evento

A ExpressoCom foi aberta pelo coordenador interino dos cursos de Comunicação, Vinícius Dorne e, em seguida, falou o coordenador do evento, professor Lúcio Rosas. Ambos ressaltaram  o resgate da Semana de Comunicação da Unicesumar como um momento de extrema importância, "onde juntos, alunos e professores, poderão desfrutar dos debates e diálogos que têm, como consequência, a produção conjunta do conhecimento", ressaltou Dorne.

Com temas que vão da informação e opinião, poética na produção publicitária, estratégias e planejamento, formato, gêneros e processos do audiovisual ao marketing de nicho e cultural, a semana prossegue até nesta quarta-feira à noite, quando haverá também a exposição de trabalhos acadêmicos.

Nesta terça à noite, o escritor e redator da JWT, João Carrascoza fala sobre "Razão da sensibilidade no discurso" e o jornalista da Rede Massa de Curitiba, Denian Couto discorre sobre "A informação com opinião".  No pátio do bloco 5, acontece mostra fotográfica dos alunos do segundo ano de Jornalismo e Publicidade.

Últimas notícias

Categorias