Unicesumar
Unicesumar

Diretora do Museu UniCesumar lança livro sobre contos do Seo Zico Borghi

Histórias são contadas de uma forma cronológica e acompanham o crescimento da cidade de Maringá

WhatsApp Image 2018-10-01 at 08.29.46A diretora do Museu UniCesumar, Loide Caetano, apresentou na última quinta-feira, 20 de setembro, na 37ª Semana Literária do Sesc e XVI Feira do Livro de Maringá, a obra “O Contador de Causos”.

O livro aborda nove contos do pioneiro de Maringá Aníbal Agenor Borghi, conhecido popularmente como Seo Zico Borghi. Ele chegou com a família na cidade em 1946 e desde 1982 realiza anualmente o tradicional “Arraiá do seo Zico Borghi”.

A ideia de escrever um livro surgiu em uma visita de Loide Caetano ao sítio Boa Esperança. “Fui lá conhecer um pouco mais o arraiá e por onde passávamos, o Seo Zico contava um causo. Foi então que sugeri apresentarmos essas histórias para as pessoas e ele topou a ideia. Espero que as pessoas gostem, se divirtam e aprendam com o material”.

A obra demorou cerca de 4 anos para ser finalizada e teve ilustrações para facilitar a compreensão dos leitores. “É uma grande responsabilidade honrar o trabalho e a história do Seo Zico Boghi. Ele tem uma história muito bonita na cidade e espero que esse livro ajude as crianças a entenderem um pouco de como era Maringá nas décadas passadas. Pensei em escrever os contos acompanhando o crescimento da cidade e contei com a ajuda do Marcos Molinari e da Rosa Valente Luz, que fizeram as ilustrações”, explica Loide Caetano.

Últimas notícias

Categorias