Diretoria de Pesquisa retoma atividades do NIT


A diretora de Pesquisa, Ludhiana Bertoncello, reuniu-se sexta-feira passada com coordenadores da área de exatas e tecnologia e a coordenadora da Unicesumar Empresarial, Fabiana Azevedo, para expor sobre os trabalhos do  NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) na instituição.

O objetivo foi falar sobre os núcleos de inovação tecnológica, que têm por missão e por força de lei federal (Lei de Inovação) e da Lei Paranaense de Inovação promover a inovação e proteção das criações intelectuais nas instituições de ensino e pesquisa e sua transferência ao setor produtivo.

A partir da reunião, haverá uma retomada das atividades do Núcleo, visando assim contribuir para o desenvolvimento cultural, tecnológico e social da região. O NIT também passará a ter uma relação mais estreita com a Unicesumar Empresarial, que é responsável por fazer a ponte entre a instituição e o setor produtivo.

É papel do NIT, de acordo com a Lei de Inovação Tecnológica, zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção das criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia; avaliar e classificar os resultados decorrentes de atividades e projetos de pesquisa; opinar pela conveniência e promover a proteção das criações desenvolvidas na instituição; opinar quanto à conveniência de divulgação das criações passíveis de proteção intelectual e acompanhar o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual da instituição.

Últimas notícias

Categorias