Unicesumar
Unicesumar

Egressa do curso de Mestrado em Ciências Jurídicas (PPGCJ) publica livro

Egressa do Mestrado em Ciências Jurídicas lança seu livro intitulado “DA JUDICIALIZAÇÃO DA VIDA AOS PRECEDENTES JUDICIAIS OBRIGATÓRIOS: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS NA EFETIVIDADE DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE NO BRASIL”

A Egressa do Programa de Mestrado em Ciências Jurídicas, Me. Henriqueta Fernanda Chaves Alencar Ferreira Lima, acaba de lançar seu livro intitulado “Da Judicialização da vida aos precedentes judiciais obrigatórios: Uma análise dos impactos na efetividade dos direitos da personalidade no Brasil”, o qual é fruto de sua pesquisa no mestrado, mais especificamente de sua dissertação, que teve como orientador o Prof. Dr. Dirceu Pereira Siqueira.

A presente obra traz várias inquietações à incitação de reflexões em torno do problema da efetivação dos direitos da personalidade, ante uma realidade de desrespeito e de busca do Poder Judiciário, dando azo a cenário de litigiosidade excessiva e de judicialização, que somada à abertura conceitual e axiológica dos princípios numa Constituição dirigente e com força normativa, podem ser ambiente profícuo ao ativismo judicial num viés negativo e ao uso irracional de mecanismos de controle do ato de julgar, como os precedentes judiciais. Enfim: apontar sugestões ante os desafios à democratização do Poder Judiciário numa sociedade de desigualdades e discriminações, sem violar a lógica da separação dos poderes ou se omitir enquanto poder efetivador das promessas constitucionais.

Para o Coordenador do Programa (e orientador do trabalho), Prof. Dr. Dirceu Pereira Siqueira, a publicação demonstra a qualidade dos egressos do programa, demonstrando que o engajamento durante o curso proporciona aos discentes excelentes resultados, e mais, representa o engajamento da Universidade Cesumar – UNICESUMAR com um ensino de pós-graduação stricto sensu em direito, de elevadíssima qualidade.

Esta obra pode ser adquirida através do site da Editora Processo, (http://www.editoraprocesso.com.br/obras/da-judicializacao-da-vida-aos-precedentes-judiciais-obrigatorios/154).

Últimas notícias

Categorias