"A sociabilidade, o networking e o compartilhamento de ideias são essenciais para empreender". Quem afirma é Samuel Gondim - Jovem Inspirador 2013 escolhido pela Revista Veja e Fundação Educar -, que ontem fez palestra na XI Semana de Gestão da Unicesumar. Com 25 anos, Gondim é engenheiro de produção e dono de uma promissora empresa de consultoria e gestão empresarial no Rio Grande do Norte.
Além da palestra no evento, o jovem empresário se reuniu à tarde com estudantes que atuam nas empresas juniores da Unicesumar e transmitiu a eles muitas de suas iniciativas. A intenção dos organizadores, é que o exemplo de Gondim possa servir para inspirar acadêmicos da instituição.
Ao expor suas experiências no empreendedorismo, iniciadas ainda durante a faculdade, Samuel Gondim afirmou que há uma "falácia no Brasil" de que empreender é difícil. Segundo ele, as oportunidades estão "em volta da gente e não percebemos, porém é preciso ter foco quando iniciamos um negócio".
O engenheiro afirmou que as experiências extraclasses, estágios e participação em projetos voluntários ajudam a abrir a visão para novas possibilidades de ação e construção de futuro. "Eu próprio passei por tudo isso, mas nunca estava satisfeito. Isso me fazia buscar sempre mais", enfatizou, aconselhando os jovens a nunca desistirem dos seus sonhos.
Fundador de uma das mais ativas empresas juniores do país, a Produtiva Júnior, instalada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde foi diretor financeiro por dois anos e auxiliou diretamente a gestão de mais de 1.500 horas de projetos, Gondim disse, por fim, que os jovens não devem ter medo de expor suas ideais, "porque é assim que podem aprimorar seus projetos e alcançar o sucesso".
A Semana de Gestão encerrou-se ontem. Na oportunidade, esteve presente também o consultor do Sebrae Cláudio Serrato para lançar na instituição o Desafio Sebrae 2014. Uma feira de inovação e empreendedorismo aconteceu paralelamente às atividades no último dia do evento.