Durante três dias, alunos, professores, profissionais e pesquisadores participam do 3º Encontro Regional de Psicologia. O tema desta edição é "A prática do psicólogo e os novos desafios no cenário brasileiro". Palestras e minicursos fazem parte da programação do evento, que acontece no auditório Joaquim Lauer, do bloco 6.
A abertura oficial do evento aconteceu na noite de ontem (7), com a palestra do psicólogo, doutor em educação, Oswaldo Hajime Yamamoto, que falou sobre as práticas atuais da psicologia e atuação profissional no cenário brasileiro.
Yamamoto alertou aos futuros profissionais sobre a necessidade de refletir constantemente sobre a prática profissional. "É fundamental que aumentemos o nosso compromisso político social sempre aliado à alta qualificação teórico-técnica", frisou.
O psicólogo explanou sobre diversas pesquisas que desenham os avanços e a realidade da psicologia. Entre as informações apresentadas, Yamamoto disse que existem 511 instituições de ensino no Brasil que ofertam o curso de psicologia e que no mercado de trabalho são 236 mil psicólogos. Ele apontou também que a psicanálise é a área mais empregada pelos profissionais durante os atendimentos.
O 3º Encontro Regional de Psicologia acontece até amanhã (8), quando será encerrado no período da noite com duas palestras: "Neurociência e Psicologia Cognitiva", proferido por Luiz Carlos Faria da Silva, doutor em educação e "Neuropsicologia e Desenvolvimento humano", com Silvana Regina de Melo, doutora em ciências biológicas.