Encontro marca início das pesquisas de iniciação científica


A Diretoria de Pesquisa do Cesumar promoveu ontem um encontro com os alunos que vão começar este mês os projetos de iniciação científica 2010/2011 juntamente com seus orientadores. O evento serviu para apresentar aos novos pesquisadores conceitos de pesquisa, benefícios e obrigações de estudantes e docentes.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Flávio Bortolozzi, incentivou os acadêmicos a entrarem no campo das pesquisas e relatou que a iniciação científica é o passo inicial nessa área.

Atualmente, o Cesumar oferece16 bolsas PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) concedidas pela CNPq, 92 bolsas oferecidas pelo PROBIC (Programa de Bolsas de Iniciação Cientifica do Cesumar) e cinco novas bolsas do PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação), também concedido pela CNPq.

Um total de 292 projetos foram aprovados este ano, envolvendo 426 alunos e 165 professores. Todos os projetos de iniciação científica tiveram aprovação do comitê interno e externo de avaliação. O prazo para a realização das pesquisas vai de agosto de 2010 a julho de 2011.

"Investimos em pesquisa porque o Cesumar pretende se tornar universidade. Portanto, nossa pesquisa precisa ser forte", disse a diretora de pesquisa, Ludhiana Bertoncello.

Últimas notícias

Categorias