Entenda a diferença entre estágios obrigatórios e não obrigatórios

O Estágio é a oportunidade para o acadêmico colocar seus conhecimentos em prática e conhecer o dia a dia da profissão

Entre as diversas disciplinas teóricas estudadas nos cursos superiores, o estágio é a forma prática de complementação dos estudos. Conhecer o dia a dia do futuro ambiente de trabalho é o grande desejo da maioria dos acadêmicos. É no estágio que encontram oportunidade para colocarem em ação os conhecimentos adquiridos nas aulas.

Os estágios são classificados de duas formas: Estágio Obrigatório e o Estágio Não Obrigatório.

Estágio NÃO Obrigatório:

O estágio Não Obrigatório é aquele que "não" faz parte da carga horária do curso, porém é importante para o aprendizado do aluno, podendo ele ser remunerado ou não. A Unicesumar autoriza a realização de estágios não obrigatórios através dos agentes integradores, como CIEE, PROE, IEL, entre outros.

O aluno deve estar regularmente matriculado na instituição e, o estágio deve ser vinculado à área de sua formação. O estágio não obrigatório é uma atividade curricular e encontra-se integrado à proposta pedagógica de maneira a contribuir no processo educacional, possibilitando ao aluno a complementação de sua formação profissional, desenvolvendo habilidades e aplicação de conceitos teóricos em situação reais. É um bom negócio para quem quer aprender e enriquecer o currículo.

Estágio Obrigatório:

O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório é aquele que está na matriz curricular e parte da carga horária do curso. Neste, não há nenhum tipo de remuneração e nenhuma relação trabalhista com a empresa ou instituição que concede o estágio.

Na educação a distância Unicesumar, o estágio obrigatório apresenta-se para todos os cursos de Licenciatura (Pedagogia, História, Geografia, Matemática e Letras) e para os bacharéis em Administração e Serviço Social. Os acadêmicos dos cursos de Licenciatura devem realizar seu Estágio Obrigatório em escolas publicas ou privadas, que estejam devidamente cadastradas na secretaria de educação e aprovadas pela coordenação do curso. O estágio é dividido em etapas, e não permite que o aluno exceda seis horas de trabalho diário.

Veja abaixo como é construído na matriz curricular o estágio obrigatório dos cursos de licenciatura da EAD Unicesumar. Geografia, História e Matemática. Letras Pedagogia Estágio Obrigatório para os cursos Bacharéis da EAD Unicesumar:

Administração: No Estágio Curricular Obrigatório do curso de Administração, o aluno escolhe uma empresa concedente de estágio, onde participará de atividades como "estagiário pesquisador", realizando um diagnóstico organizacional. Tudo isso, orientado e supervisionado pelo tutor mediador do acadêmico e pelo professor coordenador de estágio.

Serviço Social: No curso de Serviço Social, os acadêmicos podem realizar o Estágio Curricular Obrigatório em instituições públicas, privadas ou do terceiro setor, devidamente conveniadas com a Unicesumar. Para este curso, o estágio enquanto atividade didático-pedagógica exige supervisão acadêmica e também de campo, realizada por um profissional da área inscrito no Conselho Regional de Serviço Social.

Esta ação conjunta de supervisão tem o objetivo de integrar, acompanhar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem e do desempenho do estudante, na perspectiva de desenvolvimento de suas capacidades de investigar, aprender criticamente, estabelecer proposições e intervir na realidade social.

A sistemática de organização do Estágio Supervisionado em Serviço Social desenvolve-se por meio da Coordenação do Curso de Serviço Social, através do professor responsável pelo estágio supervisionado em Serviço Social.

Porque o estágio é importante?