Unicesumar
Unicesumar
Unicesumar

Curso Tecnológico en
Pilotagem Profissional de Aeronaves

Descubra mais

Pilotagem Profissional de Aeronaves

Sobre el Curso O Curso Superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves da UniCesumar atende às prerrogativas do Ministério da Educação – MEC e Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, conforme portaria nº 300/SSO/2012, de 09 fev de 2012, publicada no Diário Oficial da União, nº 30, de 10 fev 2012.

Assim, toda estrutura do Curso está de acordo com as normas publicadas pelas autoridades aeronáuticas e de ensino.

O Curso está dividido em duas partes: teórica e prática. A parte teórica está prevista na Matriz Curricular com carga horária de 1.780 horas, subdivididas em 4 (quatro) semestres, sendo desenvolvida totalmente na UniCesumar. No 1º semestre, estão inseridas as disciplinas técnicas que formam e preparam para a certificação – ANAC – do Piloto Privado de Avião (PPA); e, da mesma forma, o 3º semestre contempla as disciplinas técnicas para certificação teórica do Piloto Comercial/IFR de Avião (PC/IFRA). Salientando que a é a ANAC que concede a certificação teórica para pilotagem, mediante uma avaliação de todo o conteúdo teórico que se chama “Banca da ANAC”, realizada nos locais determinados por ela.

O quadro de docentes é uma exigência da ANAC, atendida com excelência pela UniCesumar; visto que todos são profissionais que estão diretamente ligados à atividade aérea, tais como: pilotos da aviação geral, executiva e comercial, meteorologistas, mecânicos de aeronaves, controladores de voo e gestores aeroportuários.

O tecnólogo em Pilotagem Profissional de Aeronaves atua no mercado da Aviação Civil, desempenhando atividades de pilotagem privada e pilotagem em empresas de Aviação Geral, em empresas de serviço aeroespecializados, exercendo funções de piloto em comando e gestores da aviação civil como: comandante (piloto), copiloto, piloto-chefe, piloto instrutor, chefe de operações de voo, gerente de segurança operacional, instrutor de voo, diretor de escolas, aeroclubes e clubes de aviação, diretor de empresas aéreas, instrutor teórico e prático na formação e treinamento de novos pilotos; e, ainda, estará apto a desempenhar atividades administrativas em empresas aéreas, atuando nas funções de direção, chefe da coordenação de voo, bem como, gerente de recursos de equipe voltado para a segurança de voo.

A habilitação obtida lhe permitirá pilotar aeronaves no transporte de passageiros ou cargas nacionais e internacionais, seja no transporte aéreo regular (companhias aéreas domésticas ou internacionais) ou geral (serviços aéreos especializados: aviação executiva, transporte aeromédico, aerofoto, aeroagrícola, publicidade aérea, ensino, etc), dentro dos níveis de proficiência estabelecidos nos exames da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC; operando sistemas complexos de navegação, aplicando regras de tráfego aéreo de acordo com as condições meteorológicas e procedimentos de segurança de voo.

recomiendo:
Informaciones
Turno Noturno
Vacantes 50
Duración 2 anos
Portaria MEC nº 1036/2015 - Reconhecimento do Curso.

* Valores para ingressantes no primeiro semestre de 2018.

La Práctica

A parte prática (instrução aérea de voo) poderá ser realizada em qualquer Escola de Aviação ou Aeroclube homologado pela ANAC; e poderá ser iniciada após a obtenção do Certificado Médico Aeronáutico (CMA), que é um exame que pode ser realizado em médicos/clínicas credenciadas pela ANAC ou em Hospitais da Força Aérea Brasileira.

A Unicesumar possui amplas salas de aula para a parte teórica, e disponibiliza, ainda, especificamente para o curso, um Laboratório de Pilotagem de Aeronaves com 06 (seis) simuladores de voo VFR (Regras de Voo Visual), com aeronaves voltadas a esse tipo de instrução; e 01 (um) simulador de voo IFR (Regras de Voo por Instrumentos), tipo AATD (Advanced Aviation Training Device), homologado para “abater” 20 horas de instrução IFR e 10 horas totais para formação do Piloto Comercial. Todos os simuladores são destinados ao treinamento prático, fundamentados em instrução técnica programada.

Profesión en Foco

imagem temporario [ está imagem será substituida ]

Após a conclusão do curso, o egresso estará apto a exercer funções de comando em aeronaves da aviação comercial nas suas mais diversas especialidades: aviação executiva, aviação de linha aérea, aviação privada e aviação especializada.

 


CERTIFICADOS

Cuerpo Docente de Alto Nivel

Leandro Baran

Coordinador Leandro Baran

Ingeniero mecánico por la Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e y posgraduado en estadística (Lean Six Sigma Black Belt) por la PUC-PR. Piloto de avión (PPAV) por la Escuela Paranaense de Aviação (EPA) con certificaciones en Crew Resources Management (CRM), Flight Management System (FMS), PBN y RVSM, además de Jet Training EVPT Embraer 190 por la  misma institución.

Es consultor de ingeniería y actuó como profesor invitado de posgrado en Ingeniería de Calidad para Productos y Procesos en la Universidade Positivo, además de haber pasado por empresas como Bosch, Siemens, Fiat Chrysler y Whirlpool. Posee certificaciones en Liderazgo Ejecutivo (Crescimentum), Gestión de Proyetos (EUAX/PMI), ISO-TS, PPAP y FMEA (Bureau Veritas), entre otros. Es piloto de automovilismo, desde 2006, e instructor de técnicas de pilotaje en autódromos desde 2011.

carregando...
  • Campus

    Maringá

  • Campus

    Curitiba

  • Campus

    Londrina

  • Campus

    Ponta Grossa