O estudante David González (camiseta preta), ao lado do seu orientador e do coordenador de pós-graduação, Ludovico Bernardi (à dir.)
O publicitário David Fernando González Tovar, de Puerto Asís, na Colômbia, veio ao Brasil há quatro anos para trabalhar e escolheu a Unicesumar para fazer uma pós-graduação e melhorar a sua qualificação profissional. Neste semestre, ele concluiu o curso de Gestão da Comunicação Empresarial e está pronto para voltar ao seu país e dar continuidade ao projeto que iniciou aqui.
Orientado pelo professor doutor Tiago Franklin Lucena, González participou do desenvolvimento do projeto de uma revista digital, que será editada em português e espanhol e oferecerá ao leitor informações científicas diversificadas sobre ecologia com uma linguagem acessível a todos.
González conta que o projeto surgiu de uma equipe interdisciplinar que acredita que o conhecimento gerado pelas pesquisas precisa ser disseminado entre as pessoas. A partir de uma pesquisa que fez em uma plataforma que reúne as publicações de cunho científico de toda a América Latina, constatou que havia oportunidades nesse mercado.
Além disso, ele fez uma análise de publicações da mesma natureza e percebeu que estes veículos trazem pouca interatividade. Neste contexto, nasceu a Bioika (do grego Bio=vida e Oikos=casa), uma revista digital com projeto visual atrativo e textos que possam ser facilmente interpretadas por quaisquer pessoas de fora do meio acadêmico.
“Queremos ser uma revista atrativa e respaldada em informações científicas que sirvam para embasar as opiniões das pessoas, fugindo da superficialidade. Um espaço de convivência entre Ciência e Sociedade, que vise promover o desenvolvimento e as transformações sociais advindas desta relação”, destacou o estudante, que conta com uma equipe de editores e produtores para apoiar o projeto.
A pós em gestão da comunicação empresarial foi fundamental, segundo ele, para ter uma compreensão mais ampla e estratégica do mercado, aprender a fazer um planejamento e estruturar um plano de negócios.
Para o professor Tiago Lucena, o estudante encontrou um nicho bom para atuar. “É uma área em crescimento e vale também destacar o interesse político e social do estudante em devolver para a sociedade o conhecimento produzido nas universidades e centros de pesquisa “, assinalou.
A revista já está disponível em fase experimental no site revistabioika.org. Basta acessar para conhecer a proposta.