Estudantes da Apae expõem trabalhos de arte no Cesumar


Por sete meses, Vanderlei Reis dos Santos dedicou-se a fazer uma reprodução em tela de Santo Agostinho, utilizando pequenos pedaços de papel coloridos, que foram colados um a um com a ajuda de uma pinça.  A obra dele e de setenta outros alunos estão na seletiva regional do Festival Nossa Arte da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). O Cesumar recebe hoje e amanhã o conjunto desses trabalhos, entre os quais serão selecionados os que vão para a fase estadual.   

Os trabalhos foram produzidas com diversos materiais, como botões, tecidos, papeis e lápis durante as aulas na Apae e inscritos nas categorias de "artes visuais", "arte literária" e "artesanato". A coordenadora regional de artes da entidade, Maria Isabel Pavan Mariani, explica que o festival serve como uma forma de mostrar o talento e a capacidade criativa dos alunos. "eles expressão suas vontades e o quanto podem ser bons nessa área", acrescenta Maria Isabel.

Nesta fase, serão selecionadas 15 obras que participarão, no primeiro semestre de 2013, da etapa estadual do festival, onde haverá outra seleção para o concurso nacional, previsto para acontecer no final do próximo ano. A seleção da etapa regional está a cargo de uma comissão do curso de Artes Visuais do Cesumar.

"A arte serve como válvula de escape para os sentimentos", é o que diz a artista e coordenadora do curso de Artes Visuais do Cesumar, Deborah Kemmer, que avalia os trabalhos como de boa qualidade. Para ela, os momentos de criação artística servem para expressar as alegrias, tristezas e o amor, "além de treinar a coordenação motora e ajudar no sistema cognitivo das pessoas". 

O conjunto de obras permanece exposto no hall de entrada do bloco 8 do Centro Universitário até as 12h desta sexta-feira (20). A entrada para visitação é gratuita.

Últimas notícias

Categorias