A equipe formada pelos estudantes de engenharia civil da Unicesumar Vinícius Schneider e Igor Lima e por Sílvio Iwata (ex-estudante de Direito) foi vencedora da etapa paranaense do Rally Universitário Fiat, ocorrida em Maringá no último final de semana, classificando-se para a final da competição, que irá acontecer em Juiz de Fora (MG) nos dias 23 e 24 de novembro.
Os três maringaenses competiram pela primeira vez num rally de regularidade e deixaram para trás outros 180 participantes de diversas cidades paranaenses e também de municípios de outros estados, como Caxias do Sul (RS) e Dourados (MS).
Os jovens vencedores são amigos desde a quinta série escolar e resolveram entrar na competição para brincar e se divertir. Dos três, Sílvio é o que já tinha alguma experiência, mas não em rally de regularidade, conta ele. Segundo Sílvio, que foi o piloto, o resultado dependia muito mais do navegador do que do piloto. "O Vinícius e o Igor foram os atores principais, pois numa prova como essa, o que vale é a orientação", disse ele.
O percurso de 128 quilômetros, percorrido em 4h15, além de Maringá, passou por Mandaguaçu, Presidente Castelo Branco, Ourizona, Doutor Camargo e Ivatuba.
Para Vinícius Scheneider, sair com a vitória foi emocionante. "Acho que o fato de a gente se conhecer tão bem, cada um sabe como o outro pensa e age, foi importante na condução da prova. Na prova de regularidade você tem de cumprir os horários, passar pelos pontos certos, não dá para errar o caminho, tudo depende de décimos de segundos. No nosso grupo, cada um fez a sua parte bem certinha, foi o que deu um bom resultado", frisou.
Com a classificação, os estudantes terão todas as despesas pagas para ir à Juiz de Fora, concorrer à final do rally e disputar um fiat zero quilômetro que será oferecido aos vencedores. Dez equipes, de diferentes estados, disputam a final.