O Dia da Responsabilidade Social realizado sábado ( 21) pelo Cesumar, na praça da Prefeitura, foi um sucesso. Embora não haja ainda o fechamento dos números, a estimativa é de que tenha se alcançado o objetivo, de prestar em torno de 8 mil atendimentos.
Muito antes das 9, hora marcada para iniciar as atividades, já havia pessoas formando filas para os exames de sangue, em grande parte homens e mulheres acima dos 40 anos.
A coordenadora geral do evento, professora Maria Helena Krüger, informa que só de exames de colesterol, diabetes, aferição da pressão arterial e avaliação nutricional, foram perto de 2.200 exames. Ela aguarda ainda o relatório final dos catorze cursos que participaram das atividades para fechar o número.
O Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular foi realizado em todo o Brasil. O cesumar ofereceu atendimentos de saúde, recreativo e cultural para pessoas de todas as idades, das 9 às 17h30. O trabalho envolveu quatrocentas pessoas, entre alunos, professores e funcionários da instituição.
As atividades foram aproveitadas não só por maringaenses – que compareceram de todos os bairros da cidade – mas também pessoas de cidades vizinhas, como dona Lêde de Medeiros Camacho, 66 anos, de Mandaguari. Ela aproveitou para fazer exames de colesterol e glicemia, que estavam pedidos pelo seu médico, e também de saúde bucal. "Fiquei sabendo dessa atividasde do Cesumar e vim exclusivamente para fazer os exames de sangue. Foi muito bom o atendimento", disse ela.
Outra pessoa de fora foi o senhor Braz da Silva, 72, de Paiçandu, que comentou: "vim de Paiçandu só pra isso porque há muito tempo eu não fazia um exame de sangue. O último eu fiz quando ainda trabalhava, há uns dez anos. É muito bom esse atendimento de graça para a população".
Além deles, várias outras pessoas aprovaram e elogiaram o atendimento na praça. Veja abaixo alguns depoimentos:
Alba de Oliveria Schuindt (49) – Jardim Paulista II
"Saí de casa hoje destinada a passar o dia aqui e aproveitar tudo. Decidi fazer isso porque sou dona de casa e a gente precisa sair pra se distrair de vez em quando. Deixei os filhos em casa e vim sozinha. Fiz exames de sangue, limpeza de pele, medi pressão e também aprendi a customizar camiseta. Adorei tudo, a orquestra, o coral...tudo!"
Vera Lúcia Dias (55) – Vila Morangueira
"O atendimento aqui hoje foi muito bom, excelente, fui muito bem tratada. Eu já sabia que o Cesumar prestava serviços para a comunidade, mas não imaginava tão bom atendimento".
Ivone de Souza (55) – Jardim Ebenezer
"Para mim foi um dia muito proveitoso, porque aproveitei para fazer exames e ainda esclarecer dúvidas jurídicas sobre o direito de pensão".
Wagner, Sueli Trindade e a filha de 2 anos – Jardim Cidade Nova
"Viemos à praça apenas para visitar e conhecer as atividades do Cesumar. Achamos tudo muito importante para a população. Unindo o atendimento de saúde com outras atividades de lazer e recreação, o evento deu certo. Estão de parabéns".
José da Silva (45) – Jardim Liberdade
"Sou diabético e faço exames no posto de saúde a cada dois meses. Sabendo dessa atividade aqui na praça, aproveitei para passar e fazer um controle. Esse tipo de serviço pra população é muito bom".