Oito diferentes modalidades de Artes Marciais foram apresentadas no palco do auditório Dona Etelvina, sexta passada (12), integrando estudantes de educação física, profissionais e alunos de academias, num trabalho que teve como objetivo reforçar o aprendizado da disciplina Fundamentos da Luta, ministrada pelo professor Harley Ventura no curso de Educação Física.
O 3º Festival de Artes Marciais do Cesumar foi aberto para o público interno e externo e teve apresentações de Kickboxing, Muay Thai, Aikido, Taekwondo, Jiu-Jitsu, Jut-Bo, Capoeira e Judô.
O Festival foi dividido em duas partes, uma com apresentação e explicação dos fundamentos de cada luta e outra em que os alunos apresentavam uma prática pedagógica para aplicação em escolas.
Além das modalidades mais conhecidas, os participantes tiveram contato com novos tipos de lutas, como o Jut-Bo, uma categoria criada nos anos de 1990 por um maringaense, o mestre Sun, que tem como base o Kung-Fu.
Para o professor Harley Ventura, o festival atingiu o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos sobre as diferentes modalidades de lutas. Ele lembrou que as artes marciais têm origem greco-romana e hoje o termo é adotado para todos os sistemas de combate e de defesa, com ou sem uso de armas.