O casal de franceses Carlos do Novo e Ana Deise do Novo e o arquiteto Hubert Maes, acompanhados pela secretária de educação do Município, Solange Lopes, visitaram hoje pela manhã o reitor do Cesumar, Wilson de Matos Silva. Além de conhecer a instituição, os franceses propuseram uma parceria para que estudantes do Cesumar estagiem na França.
Hubert Maes é dono de um escritório de arquitetura e Carlos do Novo diretor de uma grande construtora. Eles disseram que poderiam receber estudantes das duas áreas para estagiar em suas empresas, mantendo assim um vínculo com o Cesumar e Maringá. Além disso, Hubert Maes, que tem ligações estreitas com o reitor da universidade católica francesa, colocou-se à disposição para intermediar um convênio entre as duas instituições.
A ligação dos visitantes com Maringá se dá por conta de Ana Deise, que é maringaense e está radicada há anos na França. "Eu sempre pensei nessa possibilidade e resolvemos por isso vir apresentar a ideia ao reitor", disse ela.
"A proposta é bastante interessante e nós estamos abertos para manter intercâmbios e estimular a troca de experiências dos nossos alunos com outras culturas e outras universidades, as quais agreguem conhecimentos e ampliem a visão de mundo dos estudantes", disse o reitor.
Por fim, o reitor assinou um protocolo de intenções com os franceses para que eles possam desenvolver a proposta voltada a um futuro convênio do Cesumar com as instituições que representam.