Secretários de Educação, assessores e representantes de escolas de cerca de 40 municípios da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) e da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) se reuniram nesta quarta-feira, 28, no Auditório de Medicina da Unicesumar, para participarem de uma nova etapa do Programa de Excelência na Educação Básica (PEEB).
O evento iniciou com a recepção e um café da manhã e em seguida a oficina começou com uma palestra do reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, com o tema “A Unicesumar e o seu compromisso com a educação de qualidade”.
Em seguida, proferiram palestras do professor e mestre José Gonçalves Vicente, coordenador estatístico do PEEB, sobre “A educação básica e o seu atual panorama” e a professora e doutora Tânia Periotto, coordenadora pedagógica do PEEB, que expôs a linha de trabalho e divulgou as novas ações para o segundo semestre.
O reitor da Unicesumar destaca a importância do educador no processo de desenvolvimento dos alunos. “O nosso desafio é mudar o aspecto cultural da educação brasileira, que não é boa. Somos responsáveis por aplicar as mudanças e temos que ser persistentes e convictos de nossas ações porque se não estivermos motivados a alterar esse cenário, quem mudará? Hoje os alunos sofrem as consequências das falhas do passado, mas podemos fazer a diferença com um trabalho sério e de qualidade”.