I Hackathon de Ponta debateu tecnologias a favor da qualidade de vida da terceira idade

UniCesumar de Ponta Grossa desenvolveu atividade entre os dias 24 e 26 de maio

Tecnologias a favor da qualidade de vida. Esse foi o tema da primeira edição do Hackathon de Ponta, promovido entre os dias 24 e 26 de maio pela UniCesumar de Ponta Grossa, para os alunos de Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Software. O evento, além de propor soluções para questões enfrentadas pela terceira idade, também gerou visibilidade para as duas carreiras.

Profissionais e empresários do setor de tecnologia participaram do Hackathon, ministrando oficinas e também como banca avaliadora dos projetos. A assistente social de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) dos Campos Gerais e duas acadêmicas de enfermagem que acompanharam a rotina dos idosos e dos profissionais também estiveram presentes.

O desafio dos alunos era atender a demanda de um lar de idosos da região. A equipe vencedora foi a dos acadêmicos do terceiro semestre do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Douglas Aleixo, Jean Daniel de Souza Santos e Jenithon Thiago de Souza Santos. Os estudantes desenvolveram um projeto em que é possível observar a ficha do idoso residente no lar, com tela de cadastro, administração e inativação. Também apresentaram como opção uma tela para a elaboração de relatórios de saúde, onde cada profissional participante da rotina dos idosos pode acessar para uma melhor visão do estado de cada um. Trouxeram ainda como opção um QR CODE com as informações dos idosos.

Os trabalhos foram avaliados levando em consideração a completude de funcionalidade, criatividade e inovação, qualidade técnica e viabilidade. A equipe vencedora ganhou três vales-presente no valor de R$200 em compras na Livrarias Curitiba e um kit institucional para cada membro da equipe.

A coordenadora dos cursos de Exatas, Bruna Ferreira, destaca que participar da organização do I Hackathon de Ponta foi um processo gratificante de construção e aprendizado junto aos acadêmicos e demais professores. “Focar em tecnologias aliadas à qualidade de vida tornou a maratona ainda mais atrativa e desafiar as equipes com a busca de soluções reais para uma instituição local agregou um significado todo especial às propostas apresentadas. Outro aspecto interessante foi a interdisciplinaridade desenvolvida de maneira espontânea com os cursos de publicidade e propaganda, moda e enfermagem através da cobertura diária do evento, caracterização dos alunos e contextualização do desafio. Que venha o II Hackathon de Ponta”.