IGC 4 mais uma vez confirma Unicesumar entre melhores IES do país

IGC 4 mais uma vez confirma Unicesumar entre melhores IES do país

No Paraná, a Unicesumar é a primeira colocada entre os centros universitários

A Unicesumar mais uma vez confirma o seu elevado nível de qualidade diante dos resultados do IGC (Índice Geral de Cursos), divulgados na ultima sexta-feira (6) pelo MEC (Ministério da Educação). Pelo terceiro ano consecutivo, a instituição atinge a nota 4, na escala que vai de 1 a 5, ficando entre 6% das melhores instituições do país e mantendo-se ao lado das principais instituições públicas do Paraná, como UEM, UEL, UEPG, Unioste e UFPR.

No ranking dos 176 centros universitários privados do Brasil, a Unicesumar ficou em 4ª posição e, entre os públicos e privados, em 9ª posição. Esta posição é obtida pelo IGC contínuo, cuja nota do Centro Universitário Cesumar foi de 3,33. Para se ter uma ideia, as universidades públicas do Paraná ficaram com o IGC contínuo entre 3,36 e 3,56.

No Paraná, a Unicesumar é a primeira colocada entre os centros universitários. Já, dentre todas as universidades, centros universitários e faculdades do país, num total de 2.172 instituições, a Unicesumar também tem um posicionamento destacado, ficando em 129º lugar na lista geral, o que representa estar entre 6% das melhores instituições de ensino superior brasileiras. Por outro lado, se consideradas apenas as 1.930 instituições privadas, sua posição desce para 75ª colocação.

Conceito de cursos

O cálculo do IGC considera a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da instituição. O CPC tem como base o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno, além de indicadores de corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica.

Os cursos da Unicesumar que prestaram o Enade em 2012 tiveram ótimos CPCs, o que agregou positivamente na nota 4 do IGC. O curso de Ciências Contábeis e Jornalismo conquistaram CPC máximo (5) , ficando entre poucos do país (em jornalismo apenas quatro tiveram esta nota). Outros sete cursos (Administração, Direito, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Psicologia e Publicidade) conquistaram nota 4 e três cursos obtiveram 3.

Esse desempenho dos cursos e a excelente posição no IGC são avaliados pelo vice-reitor da instituição, Wilson de Matos Silva Filho, como o resultado de muito esforço e persistência na busca de uma educação de excelência. "Ficar entre as melhores do país no índice do IGC significa que estamos no caminho certo, quando persistimos na busca de uma educação de excelência e que faça a diferença em nosso país. Apesar de sermos uma instituição ainda jovem, os resultados demonstram que os esforços valem a pena. Ficamos orgulhosos de saber que temos uma equipe comprometida com este ideal", comentou o vice-reitor.

Últimas notícias

Categorias