A Diocese de Maringá está completando 60 anos de fundação em 2017 e para celebrar a data está sendo produzido um documentário sobre essa história, que começou no dia 1º de fevereiro de 1956.
A produção está sendo feita pela equipe da TV Evangelizar e o cenário escolhido para algumas entrevistas foi o Museu Unicesumar. Nesta semana, segunda, 31, e terça-feira, 1º, os profissionais estiveram no espaço para fazer as gravações.
Arquidiocese de Maringá
A diocese de Maringá foi criada no dia 1º de fevereiro de 1956, através da bula Latissimas partire Ecclesias (Dividir as Igrejas muito extensas), do papa Pio XII. Em toda a história da Igreja, talvez Maringá seja a única cidade escolhida para sede episcopal antes de completar dez anos de existência.
O primeiro bispo, dom Jaime Luiz Coelho, foi nomeado em 3 de dezembro de 1956. Exercia o cargo de cura da Catedral de Ribeirão Preto-SP, quando recebeu, no dia 20 de janeiro de 1957, festa do padroeiro, São Sebastião, a ordenação episcopal.
Neste ano, mais de 14 mil pessoas participam da celebração dos 60 anos da Arquidiocese de Maringá. O evento foi realizado no dia 12 de março na arena coverta do parque de exposições Francisco Feio Ribeiro. A santa missa foi presidida pelo cardeal dom João Braz de Aviz, então prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida.