Professora discute tecnologia e saúde em evento internacional

?

A professora dos mestrados em Promoção da Saúde e Tecnologias Limpas e do curso de jornalismo, Ana Paula Machado Velho, participou de um evento internacional na Austrália, com recursos do ICETI, instituto de fomento científico da UniCesumar. O VI International Mobile Creativity and Mobile Innovation Symposium aconteceu entre 30 de novembro e 2 de dezembro, na Swinburne University – Hawthorn Campus, Melbourne.

A professora apresentou o trabalho Mobile Apps versus Endemic Diseases Transmitted by Aedes mosquitoes (Dengue, Zika and Chikungunya), que tem como autores, além dela, os professores Tiago Franklin Lucena e Vinícius Durval Dorne. A produção é fruto de pesquisas que propõem a utilização de tecnologias móveis para o combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Outros 19 pesquisadores de todo mundo apresentaram suas experiências no evento. No segundo dia, foram apresentados e discutidos vídeos elaborados por meio de uma metodologia defendida pelos professores da UniCesumar – que tem como produtores membros da própria comunidade e, no Brasil, ganha o nome de comunicação comunitária.

Além da Swinburne University, em Melbourne, a professora visitou outras cidades. Conversou com uma equipe de mestrandos que lidam com a área ambiental, da Universidade de Sydney, no estado de Nova Gales do Sul. No norte deste estado, Ana Paula entrou em contato com dentistas brasileiros que desenvolveram trabalhos de mobilização em saúde bucal no Brasil. Durante a conversa, o grupo pediu ajuda a professora para planejar ações de mobilização social com aborígenes, em diferentes regiões da Austrália.

Além disso, a professora doutora conheceu a Mullumbimby Shearwater Stiener, uma escola que implementa um projeto de ensino alternativo, em que os alunos são acompanhados por um só professor durante os nove anos do ensino fundamental. As atividades são baseadas no método Pedagogia Waldorf, do filósofo austríaco Rudolf Steiner, defensor da antroposofia.

 

Categorias