Intercâmbio para a Espanha: conheça os relatos dos universitários

UniCesumar viabilizou intercâmbio para a Universidade de Salamanca aos alunos da instituição por meio do Projeto Santander Top Espanha

 

A UniCesumar, uma das maiores universidades do Brasil, em colaboração com o Banco Santander, proporcionou uma oportunidade de intercâmbio para oito alunos na Universidade de Salamanca, na Espanha, através do Programa Santander Top Espanha. Essa iniciativa teve como objetivo oferecer uma experiência de imersão na língua e cultura espanhola, ampliando os horizontes culturais dos estudantes de graduação da instituição, com todas as despesas cobertas. Os alunos participaram do intercâmbio de 28 de junho a 19 de julho.

20240718_125853

Amábily Bosco da Silva, aluna do curso de Psicologia do campus de Curitiba (PR), foi uma das contempladas no projeto, e conta como a experiência na Espanha a enriqueceu culturalmente e profissionalmente. “Minha experiência foi além do que poderia colocar em uma breve fala, esse intercâmbio me apresentou um mundo novo, um mundo de possibilidades. Ele abriu meus olhos e minha mente, me mostrou a imensidão que existe por aí, me deu um novo propósito como pessoa e profissional. Nele aprendi sobre a língua espanhola, negócios e cultura. Vivenciei diversidade, fui muito além do que iria em uma simples viagem”, relata.

Ainda no viés de transformação, Amábily diz que a experiência em Salamanca a reformulou como pessoa, pois aprendeu e viveu coisas que nunca havia imaginado. “Tive contato com pessoas de todos os lugares, desenvolvi relações e amizades que levarei para toda a vida. Já durante as aulas de Língua Espanhola, aprendemos além da gramática, conhecendo mais sobre a cultura e costumes de Salamanca e outras cidades da Espanha. Também falávamos sobre o Brasil, demonstrando as diferenças da rica diversidade do nosso país”, diz.

WhatsApp Image 2024-07-26 at 13.58.27

Luiz Fernando Pires, aluno de Educação Física do polo de Manhuaçu (MG), também foi contemplado para o Santander Top Espanha, e relata a experiência acadêmica que teve. “O intercâmbio foi de grande proveito, certamente mudou minha vida e carreira profissional. Durante as aulas, treinamos conversação e redação em espanhol para aperfeiçoarmos nossas habilidades no idioma. Mesmo eu que não tinha familiaridade com a língua, consegui aprender e realizar todas as atividades propostas. Atividades essas que envolviam práticas do dia a dia, como fazer um pedido em restaurantes, ir ao hospital, nomes de esportes e comidas típicas”, conta.

Além do desenvolvimento acadêmico, Luiz diz que, quando exposto a novas culturas e formas de pensar, pôde aprimorar habilidades como empatia, flexibilidade e compreensão da diversidade cultural. “Essas competências são essenciais em um mercado de trabalho cada vez mais globalizado, no qual a capacidade de interagir respeitosamente com pessoas de diferentes backgrounds é crucial. Certamente as experiências vividas durante o intercâmbio tiveram um impacto significativo na minha vida pessoal e profissional”, conclui.

WhatsApp Image 2024-08-05 at 14.15.31

Joanna Elisa Cebulski Kubacki é aluna de Direito na UniCesumar de Londrina (PR) e foi mais uma das contempladas para a experiência internacional. A universitária comenta a gratificação de visitar lugares históricos da Espanha. “Para mim, a emoção mais intensa e gratificante foi a de estar em lugares antigos, históricos, pisar sobre os locais onde inúmeras pessoas pisaram antes, viveram suas vidas e construíram nossa civilização. Atravessar uma ponta construída pelos Romanos, estar nas catedrais centenárias ou nos próprios prédios históricos da universidade onde já se produziu tanto conhecimento, infunde um profundo senso se respeito”, relata.

A universitária ainda incentiva outros estudantes que têm vontade de realizar intercâmbio. “Ter a oportunidade de viajar a um outro país, aprender a sua língua e poder viver, mesmo que seja um pouco, a sua cultura descortina uma perspectiva nova e muitas vezes inesperada. Se você estiver de mente e coração abertos, permitir receber novas impressões e sensações e refletir sobre elas, essa experiência lhe trará mudanças de entendimento e atitude capazes de aperfeiçoar o caráter e aprimorar o conhecimento. Pode ser desafiador estar em outro país tão longe de casa, mas, aos poucos, algumas similaridades poderão ser percebidas. Deve-se imergir na experiência, viver Salamanca, como dizem lá. E ‘hablar mucho’ em espanhol, sem medo de errar”, completa.

Últimas notícias

Categorias