Na manhã de hoje (1), um jacaré do papo amarelo foi capturado pela Polícia Militar Ambiental na Fazenda Unicesumar. O animal foi encontrado por funcionários que trabalhavam no local e que imediatamente ligaram para o resgate.
Segundo o professor de agronomia da instituição, Humberto Moreski, é a primeira vez que um jacaré aparece nas imediações. "Os funcionários esvaziaram o tanque de irrigação da fazenda para realizar a manutenção da lona e encontraram o animal dentro. Foi surpreendente", afirmou.
De acordo com o soldado Rodrigues, da Polícia Militar Ambiental, a espécie de jacaré já figurou na lista de bichos ameaçados de extinção. "Hoje, não estão mais na lista, mas ainda assim, não são tão comuns de serem encontrados", disse. Segundo ele, o animal ainda é filhote e tem cerca de 1,10 metros, podendo atingir até 3 metros na fase adulta. "Vamos levá-lo ao veterinário para uma avaliação, mas, aparentemente, está saudável, com um bom peso e calmo", observou.
Rodrigues acrescentou, ainda, que com a cheia dos rios por conta das chuvas, o jacaré deve ter se perdido e acabando no tanque da fazenda. "Não podemos dizer ao certo o que houve, mas o aumento de volume de água dos rios deve ter sido a causa. Agora, vamos estudar o melhor local para soltá-lo", afirmou.