O primeiro evento da série de jantares temáticos organizados pelos alunos de Gastronomia como trabalho de conclusão de curso, aconteceu ontem à noite, no restaurante-escola da instituição. O reitor Wilson Matos, a deputada estadual Cida Borghetti, o secretário de estado da Indústria e Desenvolvimento, Ricardo Barros, além de outros diretores do Cesumar e empresários do ramo prestigiaram o trabalho dos estudantes.
Inspirado na crença Wicca, que defende a harmonização do universo a partir da união dos cinco elementos da natureza – terra, água, fogo, ar e Akasha ( o " Deus") – o jantar, preparado por uma equipe de 29 alunos, surpreendeu os cerca de 40 convidados pela inovação. Como entrada foi servido o prato "canteiro de rúcula e broto", em que os ingredientes eram ricota, cuscus, quinoa e tinta de lula com vinagre balsâmico.
O prato principal foi formado por filé de cordeiro com tortelli de abóbora com pesto de hortelã, enquanto para a sobremesa foi reservada uma surpresa. "Vulcão de maracujá com erupção de framboesa" foi o nome dado ao belo prato, composto por mousse de maracujá e acompanhado de calda de framboesa, formando uma espécie de vulcão, com direto a fumaça e borbulhas.
Para a coordenadora dos trabalhos, professora Christina Castilho Quental, a essência do trabalho está na apresentação dos conhecimentos que os alunos adquiriram durante o curso. "Aqui eles colocam em prática tudo o que aprenderam e, ao mesmo tempo, é o resultado de um grande esforço de pesquisa, de experimentos e elaboração de pratos diferentes, cuidado com as bebidas, o ambiente e o trabalho de servir", disse ela, ao afirmar que os alunos estão prontos para o mercado de trabalho.
O coordenador do curso, Marcos Mantovani, disse que se surpreendeu. "A gastronomia não é simplesmente comer. Vai além . Envolve o que está ligado ao gosto das pessoas, às sensações, à cultura. Ficamos satisfeitos em ver que nossos alunos atingiram a meta proposta pelo curso, tornando-se empreendedores, pessoas que sabem repensar, empreender e transformar a profissão."