Aproximadamente 300 alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, Sistemas para Internet (Web Design) e Sistemas de Informação participam da Jornada de Informática que começou nesta segunda-feira e se estende até sexta no Cesumar.
O evento tem por objetivo debater temas que no dia a dia não estão presentes em sala de aula, ampliando assim o leque de conhecimento dos acadêmicos.
Na palestra de abertura, o tema abordado foi computação forense. O palestrante Josmar Calin de Pierri, graduado em Processamento de Dados e também Direito, ocupando atualmente o cargo de analista de Suporte Sênior da Coamo, explicou o que está acontecendo de novo nesta área.
A Jornada contará ainda com diversos minicursos e palestras sobre Desenvolvimento de Dispositivos Móveis, IPV 6, Mercado de Trabalho e o instigante tema: "Ruby - No Céu com Platão: Linguagens e Tendências".
Para falar sobre o Ruby, uma linguagem de programação, estará presente o diretor de tecnologia da empresa Matera System, Celso Gonçalves Júnior, que vai fazer uma relação entre a filosofia e o desenvolvimento de tal sistema, fundamentalmente baseado na lógica.
A palestra de Celso Gonçalves servirá para encerrar a Jornada sexta-feira à noite, conforme esclareceu o coordenador do evento, professor Nélson Tenório. Ele destacou a diversidade de temas apresentados para os alunos em áreas inovadores como um dos pontos positivos da Jornada de Informática.