Começou ontem a ExpressoCom – Semana de Comunicação da Unicesumar, que reúne estudantes e profissionais de Jornalismo e Publicidade e Propaganda para debates e reflexões em torno do papel da comunicação na sociedade atual. Na abertura do evento, esteve presente o reitor Wilson de Matos Silva, o pró-reitor de ensino, Valdecir Simão, além do coordenador dos cursos, Vinícius Dorne e outros professores.
Juliana Wexel, produtora de rede e apresentadora do Canal Futura, fez apresentação da primeira palestra, abordando as produções audiovisuais. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade, ela chamou a atenção dos participantes para a necessidade de um "novo olhar, de saber ouvir as pessoas e trabalhar com informação real".
Segundo a jornalista, em meio à quantidade de informações existentes hoje no mundo é preciso ter foco. "Mas também precisamos desenvolver novas linguagens, para não ficar sempre no mesmo padrão, e exercitar o olhar humano", disse Juliana, ao salientar que o trabalho da comunicação, seja no jornalismo ou na publicidade, se faz de boas histórias. "Temos de gostar de ouvir as pessoas, senão não há como fazer comunicação", completou.
O reitor Wilson Matos instigou os estudantes a desenvolverem o pensamento crítico. "A área de comunicação cresce em todo o mundo e por isso exige cada vez mais profissionais de mentes abertas, comprometidos com a promoção da ética, da verdade e da transparência em nossa sociedade", frisou.
Vinícius Dorne, coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, falou da necessidade de uma preparação ampla dos futuros profissionais para entender a realidade e também destacou a importância dos debates para compartilhar o conhecimento.
A ExpressoCom prossegue até sexta-feira, com palestras que serão ministradas ainda por profissionais da RBS/SC (afiliada da Rede Globo), Planeta Y/SP, bem como das instituições de ensino ESPM, PUC/SP e UNB. Dentre os temas em pauta estão o "Marketing Esportivo", "Mídia e Futebol", "Planejamento" e "Marketing Online".
O coordenador do evento, professor Lúcio Rosas, explicou que a proposta, ao organizar a programação, foi focar a importância da comunicação dentro de um tema que marcou 2014. "Os alunos optaram pela Copa do Mundo e estamos assim trazendo um olhar sobre tudo que envolveu esse grande acontecimento do ponto de vista jornalístico e publicitário."