Unicesumar
Unicesumar

Maringá recebe Hackathon global da Nasa: Soluções para o futuro da humanidade

Equipes terão 24 horas para desenvolver soluções sobre sustentabilidade e tecnologia; Vencedores da etapa regional competem globalmente para assistir ao lançamento de foguete da Nasa

 

Nos próximos dias 3, 4 e 5 de outubro, a UniCesumar em Maringá sedia, pelo 8° ano consecutivo, o “Nasa SpaceApps Challenge”, Hackathon oficial da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) que acontece simultaneamente em cerca de 185 países do mundo. Trata-se de um desafio de 24 horas que reunirá profissionais e estudantes que utilizam da criatividade para o desenvolvimento de soluções para problemas reais da humanidade. Os desafios não se restringem ao desenvolvimento de aplicativos: as propostas podem envolver hardware, design, robótica e criatividade como um todo, e buscam envolver todos os cursos das Instituições de Ensino Superior (IES) participantes.

WhatsApp Image 2024-09-30 at 14.38.00

O coordenador do evento e dos cursos de Tecnologia da UniCesumar, Antônio Prestes, conta sobre a competição envolvida no SpaceApps, premiação e as oportunidades que um Hackatohn como esse pode proporcionar. “A etapa regional, sediada no campus da UniCesumar, promete ser uma oportunidade única para mostrar habilidades, trabalhar em equipe e contribuir para a inovação aberta — um valor central da Nasa. Os projetos mais promissores serão avaliados por um júri internacional, e os vencedores terão a chance de competir globalmente e até mesmo de participar de um lançamento de foguete na própria Nasa! O objetivo principal é fomentar a cultura de inovação em Maringá, oferecendo um ambiente de aprendizado e troca de conhecimentos que vai além das fronteiras da universidade”, pontua o coordenador.

Os alunos de Engenharia de Software da UniCesumar, Vinicius Zaramello, Cauã Murata, Leonardo Rossi, Thiago Arcoverde, Luana Alvares e Samuel Rigo se classificaram na etapa regional do SpaceApps do ano passado, competindo na fase global.

O grupo relata como foi essa experiência. “Participar do NASA Space Apps 2023 foi uma experiência fantástica para a gente. Passamos a madrugada toda trabalhando no nosso projeto, que teve como tema o "Ocean Gardens", que consistia em criar uma plataforma acessível para educar os usuários de forma visual, sonora e interativa sobre a importância e os serviços fornecidos pelos oceanos. Com esse desafio, e com as conversas e opiniões dos mentores, pensamos em prototipar um jogo no qual um robô exploraria ambientes oceânicos e, conforme avançasse, teria a oportunidade de descobrir novas espécies de animais e vegetação. Com esse projeto, conseguimos a segunda colocação, o que nos levou para a próxima fase. Infelizmente, não conseguimos avançar mais, mas, mesmo assim, esse hackathon nos proporcionou grandes experiências em trabalho em equipe, resolução de problemas, networking, entre outros”, diz o grupo.

Desafios propostos pela Nasa

Algumas das temáticas que as equipes do SpaceApps poderão trabalhar em soluções esse ano, envolvem:

  • Além da luz solar: um mundo aquático quimiossintético: Os ecossistemas da Terra são amplamente dependentes da luz solar. No entanto, imagine um planeta oceânico onde a quimiossíntese, e não a fotossíntese, é a principal fonte de sustento para a vida. O desafio é conceber esse mundo e seu ecossistema variado, ampliando os horizontes da astrobiologia além das condições conhecidas que se assemelham à Terra.

 

  • Crônicas da exploração de exoplanetas: A educação sobre exoplanetas passa por uma transformação significativa, à medida que a descoberta desses mundos expande nossa compreensão dos sistemas planetários. De gigantes gasosos a rochas potencialmente habitáveis, esses exoplanetas ilustram a diversidade do universo. Contudo, muitos materiais educativos permanecem inacessíveis, especialmente para comunidades carentes. É fundamental desenvolver recursos de aprendizagem que tornem o tema mais acessível e atraente para todos os estudantes.

 

  • Galactic Games: diversão em um ambiente de microgravidade:  Em um cenário em que várias estações espaciais orbitam corpos celestes do sistema solar, os astronautas enfrentam o desafio de viver e trabalhar em ambientes de microgravidade por longos períodos. Essas condições não apenas impactam seu bem-estar físico, mas também podem gerar tédio. A proposta é desenvolver um jogo que utilize os desafios e oportunidades da microgravidade para entreter e promover o bem-estar das equipes, fortalecendo sua coesão, resiliência e adaptabilidade no ambiente extraterrestre.

 

Serviço:

Hackathon Nasa Space Challenge 2024

Data: 03, 04 e 05 de outubro

Local: UniCesumar Maringá (Av. Guedner, 1610)

Mais informações: https://www.spaceappschallenge.org/nasa-space-apps-2024/2024-local-events/maringa/?tab=teams

Últimas notícias

Categorias