Boletim divulgado nesta quarta-feira (6) pelo Observatório Covid UniCesumar e Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) aponta que Maringá registrou a menor média de casos diários na última quinzena (230,8) desde dezembro do ano passado (23,67).
O coordenador do Observatório, Guaracy Silva, explica que o número atual ainda poderia ser mais baixo, porque há casos represados do início do ano que foram divulgados pela Secretaria de Saúde nos últimos boletins deste mês. Confira o boletim completo.
“Embora os números estejam impactados por dados que estavam represados, a tendência é que nos próximos dias tenhamos uma situação mais tranquila em casos de covid-19 e óbitos. Estamos voltando com índices similares a novembro do ano passado, quando a pandemia estava ”, avalia o coordenador.
Em relação à vacinação contra a covid-19, Maringá tem 87,68% da população vacinada com 1ª dose, 79,31% com duas doses e 45,86% com a dose reforço.
Sobre o Observatório
O Observatório surgiu em março de 2020 com o propósito de monitorar a pandemia e subsidiar a tomada de decisões por parte de autoridades considerando diferentes interesses como a saúde da população e o impacto na atividade econômica. Representantes da UniCesumar e do Codem se reúnem semanalmente para avaliar e monitorar os indicadores da pandemia.
Além do coordenador Guaracy Silva, participam das análises as professoras Simone Bonafe (médica infectologista), Nancy Ferreira Silva (matemática), Solange Lopes (diretora do Centro de Biológicas e Saúde) e o analista de dados Icaro da Costa Francisco, todos da UniCesumar. Pelo Codem participam os executivos e empresários convidados. O
Observatório também convida para as reuniões representantes da Secretaria Municipal de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação e da Secretaria Municipal de Saúde.