O Mestrado em Tecnologias Limpas da Unicesumar promoverá o curso de "Aproveitamento de Resíduos da Indústria do Pescado" nos dias 1 e 2 de outubro, no auditório Joaquim Lauer da instituição. A palestrante e professora doutora da UNESP, Rose Meire Vidotti, abordará as possibilidades da utilização dos resíduos na atividade aquícola, no tratamento de efluentes, nas farinhas e óleos e nas silagens.
Segundo a vice-coordenadora do programa de mestrado, Márcia Aparecida Andreazzi, a importância do tema é de grande relevância para a região de Maringá. "Há anos se discute a possibilidade de um frigorífico de peixes e de uma indústria de filetagem na região, inclusive com projetos municipais pelo CODEM", afirma. Ela acrescenta que o curso visa ampliar os conhecimentos dos mestrandos e da graduação em Medicina Veterinária, Zootecnia e com membros da Associação dos Piscicultores do Norte do Paraná (NORPEIXE) sobre o manejo ambientalmente correto dos resíduos gerados na cadeia produtiva de peixes.
O Mestrado em Tecnologias Limpas busca promover uma maior inserção social do programa junto à comunidade. Segundo Marcia, é importante ampliar e inovar os conhecimentos dos professores e estudantes sobre o desenvolvimento das tecnologias para o aproveitamento dos resíduos gerados na cadeia produtiva da pesca e aquicultura, demonstrando a aplicação prática dos produtos obtidos.
De acordo com Marcia, dependendo da atividade, uma parte de mais de 50% dos peixes se torna resíduos e precisam de um destino. "Podem ser transformados em diversos tipos de produto, inclusive de melhorias ambientais. É fundamental conhecer as possibilidades", diz.
O curso é aberto a alunos e comunidade externa. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone 3027-6360, ramais 2153, 1178 e 1475. O horário de atendimento é das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.