Mestrado em Promoção da Saúde lança programa em rádio

O Mestrado em Promoção da Saúde começou, nesta quinta-feira (8), a veicular um programa de divulgação científica na Rádio Universitária UniCesumar (RUC). O programa tem como objetivo divulgar as pesquisas do mestrado, que acaba de realizar as primeiras defesas dos alunos que ingressaram no curso em 2011.

Estudos mostram que a medicina e o sistema de tratamento das enfermidades não dão conta de promover uma melhor qualidade de vida ao indivíduo, mesmo com avanços no desenvolvimento de técnicas sofisticadas e medicamentos para as mais diferentes patologias. Pesquisadores do mundo inteiro destacam que a saúde do ser humano está mais ligada ao comportamento, à alimentação, às condições e à natureza do ambiente em que o indivíduo está inserido. Completam dizendo que as causas da crise na saúde estão fortemente ligadas à crise de natureza social e cultural. Esses eventos vão redundar na disseminação da área da promoção da saúde, que prega a importância de se instrumentalizar o indivíduo com informações, para que ele possa ser peça mais atuante na própria qualidade de vida.

Desta forma, vem havendo um movimento em direção à popularização de reportagens ligadas à saúde. Esse movimento, por sua vez, vem fazendo surgir uma área de estudo chamada de Comunicação em Saúde, um campo de investigação da comunicação humana mediada na prestação e promoção de cuidados de saúde, uma área de colaboração entre as Ciências da Comunicação e a Saúde Pública. Esse é um dos focos de pesquisa da coordenadora do Programa Megafone, professora Ana Paula Machado Velho.

"Temos consciência de que a informação de qualidade, difundida no momento oportuno, com utilização de uma linguagem clara e objetiva, é um poderoso instrumento de promoção da saúde", diz Ana Paula. "Essa mensagem ganha ainda mais força quando é veiculada num meio de comunicação como o rádio. Ele amplia o envolvimento do ouvinte com a mensagem, que se dá a partir da voz de alguém que a concretiza a partir da palavra dita", completa a docente do PPGPS.

É importante destacar que o programa faz parte do Projeto de Extensão Megafone: saúde em alto e bom som, realizado por meio de uma parceria entre o professor Vinícius Dorne, do curso de Jornalismo, e o Mestrado em Promoção da Saúde (PPGPS). Os alunos do professor Dorne utilizam os mestrandos e professores do mestrado como fontes para o programa Pulsação, que aborda temas sobre saúde. As gravações também começaram nesta semana. O programa vai ao ar às sextas-feiras (inédito), às 9 horas, com reprises domingo (11h), segunda-feira (21h), quarta-feira (15h).

Dorne e seus alunos também dão apoio à realização do Megafone Promoção da Saúde, que tem na produção a mestranda Karla Guimarães (PPGPS) e a graduanda Bruna Cibotto, do curso de Publicidade. A equipe técnica é formada por Letícia Conegero, do curso de jornalismo, e por Francisco Lopis, técnico da RUC.

Semanalmente, então, o Megafone vai veicular entrevistas dos professores e alunos do Mestrado em Promoção da Saúde. O programa tem duração de 30 minutos. "A ideia é que se promova um grande bate papo sobre assuntos que mexem com a vida das pessoas. Vamos promover saúde", anunciou a coordenadora do PPGPS, professora Cristina Vermelho, que foi a primeira entrevistada do programa. Ela falou, nesta quinta-feira (7), sobre o que é promoção da saúde e as atividades de pesquisa do mestrado da UniCesumar.

Em 2013, serão 20 programas, de agosto a dezembro. Eles vão ao ar, inéditos, na quinta, às 11 horas, com reprises no sábado às 11h, na terça, às 15h, e na quarta, às 16h. No dia 15 de agosto, o tema do programa é musculação; no dia 22 de agosto, discute-se os perigos da ingestão de peixe cru; e, no dia 29 de agosto, uma aluna do PPGPS, que defendeu a dissertação no dia 30 de julho, fala o que descobriu sobre a oferta e o uso da chupeta. Kelly Santini realizou a pesquisa nos Centros de Educação Infantil de Maringá (CMEI).