Museu Unicesumar comemora os 66 anos de Maringá

Promovendo a segunda edição do projeto "História Viva", o Museu Unicesumar comemora os 66 anos de fundação de Maringá com uma programação temática e dinâmica programada para o período de 6 a 10 de maio. Entre as atividades está prevista a presença de atores, contação de histórias e oficinas para crianças.

As atividades acontecerão nos três espaços do Museu, a Tulha Cafeeira, a Casa do Pioneiro e Museu Multidinâmico. Para a coordenadora do museu, Tatiane Caparróz, além de homenagear Maringá, as atividades servem para aproximar a comunidade do museu, de seus pioneiros e da própria história da cidade.

A programação será aberta na segunda-feira (6) com a presença de atores no Museu para encenar os hábitos da população e, dessa forma, tentar mostrar como era o cotidiano e a vida na cidade nos seus primeiros anos de fundação. Trata-se das "visitas temáticas", que devem proporcionar aos visitantes "uma experiência diferente e divertida", segundo a diretora do Museu, Loide Caetano.

No dia 7, terça-feira, haverá a exibição do documentário "Geada Negra" que, segundo Tatiane Caparróz e Loide Caetano, é o maior e melhor documentário paranaense já  produzido sobre a terrível manhã de 18 de julho de 1975.  A grande geada acabou com os cafezais e mudou os rumos econômicos do estado, principalmente das regiões Norte e Noroeste. No período da manhã, as exibições serão para estudantes do Ensino Médio. À tarde, a comunidade poderá assistir, mediante o agendamento prévio.

No terceiro dia de atividades, quarta-feira (8), o pioneiro Zico Borgui estará presente pela manhã e à tarde no Museu para "contação de história", uma sessão em que irá relatar os fatos que presenciou desde sua chegada em Maringá, em 1945. Paralelamente, será oferecida uma oficina de desenhos para os visitantes.

Na quinta-feira, dia 9, haverá contação de histórias feita pelos alunos do curso de Pedagogia do Cesumar e oficina de brinquedos antigos, onde os visitantes aprenderão a confeccionar brinquedos usados nas décadas de 50 e 60 utilizando os mais diversos materiais.

No último dia de atividades, na sexta-feira, novamente os atores estarão presentes para as visitas temáticas, representando os costumes do passado.

Exposição do Jornalista Recco

Outra atividade que também tem caráter comemorativo ao aniversário da cidade é a exposição do jornalista Rogério Recco, que continua aberta até o mês de junho. Intitulado "Memória Maringá – Fragmentos da história da cidade", o acervo é composto por imagens e textos que contam acontecimentos importantes de diversas áreas do desenvolvimento econômico e social do município.

Para prestigiar todas as atividades, a entrada é gratuita e o horário de visitas é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h45.  O museu fecha na hora do almoço, das 12h15 às 14h.