O Museu Unicesumar, em comemoração ao aniversário de Maringá, está promovendo uma atração diferenciada para os alunos que visitam o espaço. Nesta quinta e sexta-feira, os estudantes que passarem por lá, estarão na companhia de três atores que encenam uma família pioneira da cidade, e apresentam os costumes da época.
Membros da Cia Elenco, de Marialva, os atores representam pioneiros da década de 1950, compostos pela mãe, Maria do Ingá, o pai, Francisco, e o filho, Zequinha. Juntos, eles passeiam pela Casa do Pioneiro e mostram os objetos utilizados na época, além de distribuírem bolo em comemoração aos 69 anos de Maringá.
Segundo a professora Claudia Carrião, em visita com alunos da 2ª série do Ensino Fundamental, o museu traz uma experiência diferente e bastante importante para a assimilação do conteúdo visto em sala. "Estamos estudando a família maringaense ao longo dos anos. Com todos esses objetos, imagens e histórias, os alunos estão conhecendo de maneira mais próxima, e é algo que os livros não conseguem fazer com tanta precisão", afirma.
Para a diretora do museu, Loide Caetano, esse tipo de ação é fundamental para trazer proximidade de um cotidiano histórico, para a realidade recente das crianças. "O museu é um espaço de aprendizagem não formal, e o uso dos recursos lúdicos, como o teatro, torna a visita mais atrativa, descontraída e inesquecível", diz.