Novos profissionais saem para o mercado de trabalho


Um total de 1.540 novos profissionais, graduados em dezessetes cursos, nas modalidades presencial e a distância, colaram grau em solenidade neste final de semana no Cesumar. Dirigida pelo reitor Wilson de Matos Silva, a solenidade foi também compartilhada pelos profissionais que obtiveram o título de mestre em direito pelo Cesumar e, na oportunidade, receberam os seus certificados.

A solenidade de formatura, dividida em dois dias - sábado à noite e domingo pela manhã-, recebeu cerca de oito mil pessoas, entre familiares e amigos dos formandos, autoridades, professores da instituição e membros do Conselho Superior Universitário.

A maioria dos formandos era do Ensino a Distância (EAD) e, por isso, a solenidade teve transmissão simultânea para os 58 polos de apoio presencial, estabelecidos em doze estados brasileiros. Os formandos que não puderam estar presentes no evento, realizado no ginásio de esportes da instituição, acompanharam de longe e colaram grau em seus respectivos polos.

Os formandos de sábado à noite, dos cursos de Educação Física, Pedagogia, Agronegócio, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Negócios Imobiliários, Processos Gerenciais, Recursos Humanos, Design de Interiores e Teologia, tiveram como paraninfo o empresário da área de comunicação e membro da Academia de Letras de Maringá, Ademar Schiavoni.

no domingo, o paraninfo das turmas de Administração, Agronomia, Gastronomia, Letras, Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, Agronegócio, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Negócios Imobiliários, Processos Gerenciais, Recursos Humanos, Pedagogia e Teologia, foi o pioneiro maringaense e também membro da Academia de Letras, Antônio Mário Manicardi.

Para o reitor Wilson Matos, colocar profissionais no mercado de trabalho com boa qualificação é a missão maior do Cesumar. Nesse sentido, ele frisou os esforços que têm levado o Centro Universitário de Maringá a se destacar entre os quatro melhores do Brasil  e como a melhor instituição privada do Paraná, de acordo com as últimas avaliações do MEC, e desejou aos formandos que consigam conquistar suas metas e ser felizes na profissão.

Conselhos

O paraninfo Ademar Schiavoni disse aos afilhados para continuarem sempre estudando, "porque o conhecimento é a única coisa que não se perde". Ele pediu aos novos profissionais que ajudem a formar as futuras gerações e que exercitem o perdão e o respeito ao próximo "como forma de mantermos a paz".

Mário Manicardi lembrou que o desenvolvimento intelectual, sem moral, não é bom para a sociedade e aconselhou os formandos a exercerem a profissão com sabedoria e dignidade "para atender com presteza aqueles que necessitarem de seus serviços".

Várias autoridades municipais e estaduais prestigiaram a formatura. Entre elas, estava o vice-presidente do Sindicato de Imóveis do Paraná, Cláudio Sandri. Para ele, a formação superior em gestão de negócios imobiliários tem ajudado a aperfeiçoar esse mercado, que é muito mais exigente hoje que no passado. "Existem muitas variações no mercado imobiliário hoje em dia e nós ficamos satisfeitos ao ver que o Cesumar tem oferecido uma boa formação  superior para atender esta área", disse ele.

Fazer o ensino a distância foi a oportunidade que surgiu na vida de Adilson de Souza Costa, que recebeu seu diploma como gestor de agronegócio. "Já trabalho há dez anos na área como técnico agrícola e receber meu diploma hoje é um grande sonho que se realiza. Acredito que agora terei novas opções de trabalho e crescimento. Estou muito feliz", comemorou.

Últimas notícias

Categorias