Observatório Covid UniCesumar Codem aponta aumento de 40% de casos na primeira quinzena de maio

Boletim semanal foi divulgado nesta quarta-feira (25) com dados atualizados da covid-19

Boletim divulgado nesta quarta-feira (25) pelo Observatório Covid UniCesumar Codem aponta aumento de 40% no número de casos registrados da doença na primeira quinzena deste mês em Maringá. O levantamento mostra que a cidade registrou uma média de 177 casos diários na segunda quinzena de abril e aumentou para 247 casos por dia nos primeiros quinze dias de maio. A tendência é subir na segunda quinzena deste mês.

De acordo com o observatório, o número de casos ativos também aumentou. Atualmente, são 2.577 pessoas positivadas em Maringá. O coordenador do Observatório, Guaracy Silva, ressalta que devido ao aumento no número de casos, a Prefeitura de Maringá voltou a recomendar o uso de máscaras no município em ambientes fechados. Além de reforçar a importância de manter em dia a cobertura vacinal.

“As curvas do número de casos e óbitos em decorrência da covid-19 registraram alta. Não só em Maringá, mas também no Paraná e no Brasil. A taxa de ocupação hospitalar também tem subido, porém com muito espaço para ampliação do atendimento. Por isso precisamos seguir com os cuidados diários de prevenção e a utilização da máscara, principalmente em locais fechados".

Em Maringá, 87,96% da população está vacinada com pelo menos um dose da vacina contra a covid-19, 80,27% com duas doses e 55,86% com a dose de reforço.

Sobre o Observatório
O Observatório surgiu em março de 2020 com o propósito de monitorar a pandemia e subsidiar a tomada de decisões por parte de autoridades considerando diferentes interesses como a saúde da população e o impacto na atividade econômica. Representantes da UniCesumar e do Codem se reúnem semanalmente para avaliar e monitorar os indicadores da pandemia.

Além do coordenador Guaracy Silva, participam das análises as professoras Simone Bonafe (médica infectologista), Nancy Ferreira Silva (matemática), Solange Lopes (diretora do Centro de Biológicas e Saúde) e o analista de dados Icaro da Costa Francisco, todos da UniCesumar. Pelo Codem participam os executivos e empresários convidados. O Observatório também convida para as reuniões representantes da Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Municipal de Saúde.

Covid

Últimas notícias

Categorias