O final do ano está chegando, com ele vêm também as comemorações natalinas. O Grupo Vocal, o Coro e a Orquestra Filarmônica do Cesumar estão preparando os repertórios para duas apresentações dedicadas a essa época do ano. Os 110 músicos têm na agenda duas importantes apresentações, com duração de 1 hora cada uma.
Na programação do Natal Ingá, os grupos se apresentarão no dia 3 de dezembro, às 19h30, na praça da Catedral. A noite contará com o repertório executado em 2009 e com tradicionais músicas natalinas como: Natal Glorioso, Festival de Corais de Natal, Agnus Dei e Aleluia de Handel. A obra de Tkaickovisky chamada 1812, na qual
a orquestra imita sons de sinos e canhões de guerra, também será apresentada.
Para Davi Oliveira, regente da Orquestra Filarmônica do Cesumar, a noite do dia 3 "será muito importante pois ratificará o trabalho que temos desenvolvido, mais uma vez participando dos festejos que celebram o nascimento de Cristo".
No dia 7, às 20h30, acontecerá a noite especial de Natal, dentro da Catedral, que contará com a presença dos músicos do Cesumar. Estão programadas todas as canções do dia 3, músicas sacras natalinas e obras orquestrais com caráter mais tranquilo e solene. A solista Claudiana Melo se apresentará cantando a ária de ópera "O Mio Babbino Caro" e a canção "Ó Noite Santa".
Distribuição do DVD
Neste final de ano o trabalho da Orquestra Filarmônica do Cesumar poderá ser conhecido por meio do DVD que começa a ser distribuído em dezembro.
A gravação feita no mês de outubro mostra ao público 1h20 de apresentação, além do making off. Com tiragem de 5 mil cópias, a divulgação do DVD será feita para os professores do Cesumar, instituições de ensino do país e prefeituras. Futuramente alguns exemplares estarão disponíveis no Museu Interativo do Cesumar.