Projeto “Pare e Pense” leva alunos da UniCesumar de Curitiba a refletirem sobre temas tabus da sociedade

Comunidade acadêmica refletem sobre como lidar com temáticas de difícil discussão na área da saúde

Com o objetivo de estimular a discussão de temas de difícil compreensão e diálogo entre os alunos (os famosos “tabus) e de complexa discussão em vários níveis acadêmicos, é realizado pelos cursos da saúde da UniCesumar de Curitiba o projeto “Pare e Pense”. Trata-se de um ambiente de debate, a partir da disciplina de Fisiologia, com um olhar humanizado para as questões de realidades sociais.

Recentemente, os alunos confeccionaram placas com dados epidemiológicos de agressão às mulheres no Brasil e realizaram uma apresentação surpresa para a comunidade acadêmica, buscando impactar com algo que as pessoas não esperavam nos corredores da Instituição.

Os temas desenvolvidos ao longo do projeto são os mesmos que os alunos terão de lidar futuramente como profissionais da saúde e dentro de suas especialidades, principalmente no atendimento primário. São debatidos assuntos como: desenvolvimento o eixo sexual e todos os processos de transformação induzida disponíveis atualmente; distúrbios alimentares; julgamento do estereótipo (gordofobia e vigorexia, por exemplo); discussão sobre o consumo de drogas lícitas (reflexão sobre a atual legislação); transtornos de humor, dentre outras.

De acordo com a idealizadora do projeto, a professora de fisiologia Amanda Venturelli, o debate visa resgatar o elo entre os conceitos teóricos em sala de aula e as experiências concretas do profissional de saúde. “O universo educacional ao longo da graduação, por meio dos processos de leituras de palavras de forma mecânica, tende a distanciar a leitura de mundo, de forma que o conteúdo teórico se torna extremamente especializado e cada vez menos relacionado às experiências concretas”, lamenta.

Segundo a professora, é preciso ir além na formação e criar mecanismos de reaproximação com as realidades humanas na prática. “Esse projeto é uma tentativa de resgatar esse elo, visto que na área da saúde isso é fundamental, eles terão que lidar com essas questões a partir do momento em que se tornarem graduados”, complementou.

Em geral, os alunos que ingressam na universidade apresentam dificuldades com temas de complexas discussões, o objetivo neste sentido é que os mesmos aprendam a identificar os padrões e aspectos culturais. São realizadas metodologias que exponham os assuntos de maneira a impactar, mas sempre fundamentado com base científica, a partir de explicações que a literatura traz a respeito do assunto escolhido.

O “Pare e pense” é um projeto de extensão desenvolvido para a área da saúde, mas pode ser direcionado à toda a comunidade acadêmica que tenha interesse em se relacionar com as temáticas debatidas.