Pesquisas de ponta serão apresentadas na 3ª Jornada Biomédica do Cesumar

A terceira Jornada Biomédica do Cesumar reunirá pesquisadores dos principais institutos de pesquisas do país, como do Instituto Evandro Chagas, da Funasa, do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo,  do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, do Hospital Israelita Albert Einstein e da Academia de Ciência e Tecnologia de São José do Rio Preto. A Jornada será realizada de terça a quinta-feira da próxima semana e os organizadores esperam contar com a presença de 250 pessoas aproximadamente, entre estudantes de Biomedicina e profissionais.

Logo na abertura, no dia 17, à noite, no auditório Dona Etelvina, no bloco 7, quem estará presente é o médico e pesquisador Alexandre da Costa Linhares, do Instituto Evandro Chagas. Ele  foi o primeiro pesquisador a detectar o Rotavirus no Brasil, em 1976, e a testar a vacina contra esse mesmo vírus, sob os auspícios da Organização Mundial de Saúde (OMS). Linhares falará sobre pesquisas nesse campo e também sobre a obrigatória da vacina para crianças instituída pelo Ministério da Saúde.

O biomédico Paulo César Naoum, da Academia de Ciência e Tecnologia de São José do Rio Preto, destacado por publicações de artigos em revistas científicas nacionais e internacionais, vai estar presente nos dias 18 e 19. Entre os assuntos que vai expor, estão as perspectivas dos estudos sobre o DNA  e as novas técnicas da biologia molecular utilizadas nas investigações das doenças infecciosas e parasitárias.

Também ministrarão palestras no dia 18, o médico coordenador do Laboratório de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Magnus Ake Gidlund, professor visitante do Instituto Karolynska, na Suécia; a enfermeira gerente do Centro de Simulação Realística do Hospital Albert Einstein,  Cristina Satoko Mizoi; o médico pesquisador do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, José Ângelo Laulleta Lindoso e o coordenador médico do Laboratório Clínico do Hospital Albertt Einstein e do Laboratório Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Cristovão Luiz Pitangueira Mangueira.

De acordo com o coordenador do curso de Biomedicina, Fernando Henrique Ribeiro, a idéia é que esses pesquisadores mostrem para os alunos e profissionais da nossa região uma produção diversificada de pesquisas que têm conquistado destaque no Brasil e no exterior. O objetivo, segundo ele, é alavancar parcerias com esses pesquisadores para o desenvolvimento de pesquisas no Cesumar.

Além das muitas palestras e oficinas, a Jornada contará ainda com a 1ª Conferência de alunos e ex-alunos do curso de Biomedicina do Cesumar. Nesta conferência, ex-alunos contarão sobre as pesquisas que estão realizando em instituições como a Unifesp, o Instituto de Ciências Biomédicas da USP e a Universidade Estadual de Londrina na continuidade de seus estudos.  O membro fundador do Conselho Federal de Biomedicina, Dácio Eduardo Leandro Campos, vai fazer a palestra de encerramento do evento, no dia 20, às 16 horas.

Últimas notícias

Categorias