Programa ligado ao Ministério do Trabalho é gratuito e pretende capacitar jovens para o setor de tecnologia da informação conforme as demandas regionais
Três cidades do Paraná (Maringá, Londrina e Curitiba) foram selecionadas para fazer parte do PlanSeQ (Plano Setorial de Qualificação) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e vão em breve oferecer cursos de qualificação para o setor de tecnologia da informação (TI). O programa está sendo trazido ao Estado por meio de uma parceria com o Centro Universitário de Maringá (Cesumar).
O programa tem por objetivo qualificar 1.110 trabalhadores, de modo a aproximá-los das oportunidades de trabalho nas carreiras existentes no setor de TI (programadores, operadores de sistemas, técnicos de suporte, assistentes de sistemas comerciais, etc.).
Serão 600 vagas para Curitiba, 400 vagas para Maringá e 110 para Londrina. O treinamento totaliza 250 horas/aula, com um conteúdo de aulas teóricas e práticas ligadas às carreiras de TI.
Para participar do programa é necessário possuir mais de 16 anos, não estar trabalhando com carteira assinada e possuir pelo menos nível médio incompleto de escolaridade. O treinamento do PlanSeQ é gratuito e os selecionados recebem auxílio-transporte. Aqueles que concluírem os cursos receberão certificados, brindes e material de apoio, e terão agendadas entrevistas com empresas contratantes.
O curso será realizado de 2ª a 6ª feira, no período das 14 às 18 horas e terá duração média de três meses. Diversos cursos serão realizados, de acordo com os perfis profissionais mais demandados pelas empresas de TI dessas três cidades.
Os interessados devem entrar no site do PlanSeQ, preencher o formulário de inscrição e aguardar a divulgação das datas e endereços de realização do processo seletivo básico, que vai envolver raciocínio lógico e comunicação. Os selecionados serão chamados para os treinamentos e os não selecionados farão parte dos próximos processos de seleção.