APRESENTAÇÃO
MBA – Estratégia Adaptativa foi desenvolvido a partir do best seller homônimo e teve todo o processo de adaptação supervisionado pelos autores Sandro Magaldi e José Salibi Neto que, estarão presentes e acompanhando todo o desenvolvimento do curso. É mais do que chegada a hora de definirmos um novo modelo para a estratégia que dê conta de lidar com todas as transformações advindas desse novo mundo. O pensamento tradicional já apresentava naturais limitações em sua estrutura, posto que foi todo arquitetado em um ambiente cujos fundamentos foram subvertidos pela nova lógica gerada pelo impacto da tecnologia na sociedade e por organizações que conseguiram catalisar com muita competência essa realidade, transformando-se nas novas protagonistas do ambiente empresarial (em 2019, sete das dez maiores empresas em valor de mercado do mundo são empresas de tecnologia). O MBA em Estratégia Adaptativa tem como objetivo apresentar as bases para um novo modelo estratégico que responda de forma assertiva e direta às demandas desse novo mundo. Não é por acaso que Salibi e Magaldi intitularam esse novo framework de “estratégia adaptativa”, já que adaptação é um dos atributos mais relevantes para as empresas neste mundo em ebulição. Empresas não estão se tornando irrelevantes por testar coisas novas, mas sim por fazer, com excelência, a mesma coisa durante muito tempo. Um dos terrenos mais férteis dessa paralisia, inegavelmente, é o campo da estratégia. O modelo vigente está fundamentado em estruturas e práticas que foram bem-sucedidas décadas atrás, já que obedeciam e eram adaptáveis à dinâmica desses mercados. O novo tratado estratégico tem como fundamento uma visão muito menos determinista dos vetores que influenciam a gestão. Para dar conta desse desafio, é requerida a destruição de feudos e visões orientadas a processos específicos e particulares. Ao migrar sua atenção para o comportamento do cliente, todos os esforços derivam para essa perspectiva que demanda conhecimento multidisciplinar. Se nas primeiras fases do pensamento estratégico tivemos as perspectivas da eficiência operacional seguidas pelas escolas do posicionamento e do aprendizado, chegamos ao contexto de uma estratégia que se alimentará de todos os aprendizados advindos da história da gestão, incorporando novos elementos mais conectados com a instabilidade do atual ambiente.
OBJETIVOS
Contribuir com o processo de atualização do conceito de estratégia organizacional. Subsidiar o processo de adoção do conceito de estratégia adaptativa. Explorar o conceito de estratégia adaptativa a partir dos conceitos de: a) o cliente no centro das ações, b) gestão baseada em dados e c) gestão ágil e execução eficaz. Refletir sobre o conceito de “plataforma de negócios” e suas oportunidades e ameaças.
PÚBLICO-ALVO
Empreendedores, Gestores, Administradores, Psicólogos, Profissionais de Tecnologia da Informação, Comunicação, Marketing e de outras áreas que queiram expandir seus conhecimentos sobre estratégia (em especial estratégia adaptativa).
Evolução da Estratégia - Parte I | 30 |
Evolução da Estratégia - Parte II | 30 |
Estratégia Adaptativa - Conceituação e Fundamentos | 30 |
Estratégia Adaptativa - O Cliente no Centro | 30 |
Estratégia Adaptativa - Gestão de Dados | 30 |
Estratégia Adaptativa - Gestão Ágil e Execução Eficaz | 30 |
Estudos de Casos - Estratégia Adaptativa: Netflix | 30 |
Estudos de Casos - Estratégia Adaptativa: Amazon | 30 |
Estudos de Casos - Estratégia Adaptativa: XP Investimentos | 30 |
O Conceito de Plataforma de Negócios | 30 |
Plataformas de Negócios e a Estratégia Adaptativa | 30 |
Plataformas B2B | 30 |
Informações | |
---|---|
Local | Londrina |
Modalidade | MBA |
Título | MBA |
Duração | Quinzenal duração de até 18 meses Semanal duração de até 11 meses |
Carga Horária | 360h |
Periodicidade Quinzenal Sextas: das 19:00h às 23:00h Sábados: das 08:00h às 12:00h - das 13:00h às 17:00h Semanal Segundas, terças e quartas (das 19:00h. às 23:00h.) |